Estoque da chinesa Luckin Coffee cai para 30%

Imprimir
Como o resto do mundo lida com o surto e a economia em colapso, o Luckin Coffee está em crise. A empresa de café e a cadeia de cafés chinesas foram fundadas em Pequim em 2017. Desde então, a rede conseguiu exceder o número de lojas Starbucks na China. Em 2020, administrava 4.507 lojas. A empresa tornou-se instantaneamente uma sensação devido ao seu enorme sucesso.

Mas a gigante do café enfrenta uma curva descendente desde abril de 2020. Foi divulgado que a empresa falsificou as vendas de 2019. Como resultado, a Nasdaq trocou o objetivo de retirar o café Luckin depois que os funcionários falsificaram US$ 310 milhões em vendas.

Apresentada como a rival chinesa da Starbucks, Luckin começou a oferecer ações, ou seja, o IPO, ao público dos EUA em meados de 2019. Em poucos meses, essas ações dispararam quando as pessoas aproveitaram instantaneamente esta oportunidade. E em alguns meses, esses preços das ações subiram cerca de 150%. Mas, de acordo com os relatórios da Muddy Water Research,foi declarado que Luckin pode ter fabricado suas vendas e aumentado seus números.

Após a investigação em março, o COO admitiu que a empresa havia fabricado as vendas de 2019. Como resultado, a bolsa da Nasdaq pretende listar o Luckin Coffee depois que os funcionários falsificaram US$ 310 milhões em vendas. Desde então, os preços das ações caíram em queda livre e atingiram uma nova baixa hoje. As ações da Luckin Coffee caíram para 30% em 21 de maio de 2020.

A Nasdaq já se mudou para retirar a empresa da bolsa. Além disso, o Senado aprovou um projeto de lei que poderia retirar as ações chinesas de empresas americanas. Isso ocorre como uma resposta às alegações de fraude em Luckin, que fizeram com que os investidores americanos perdessem bilhões.

O que acontece com as ações excluídas?

Quando seu estoque é retirado do mercado, ele não está mais disponível na bolsa de valores normal, onde as pessoas compram ou vendem seus estoques. Nesses casos, as empresas podem ser excluídas devido a fraude. A Lihua Internation era outra empresa chinesa excluída por conta de fraude. Mas a fraude não é a única razão para o cancelamento do registro. Outras razões podem ocorrer se a empresa falir ou se dissolver completamente.

Pode haver uma compra ou fusão em que sua empresa se combina com outra e suas ações são sacadas. No entanto, se sua empresa se fundir com outra empresa pública, suas ações serão transferidas para a respectiva empresa.

Fonte: Mercado e Consumo (com informações do portal Reuters)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *