“Estiagem em regiões produtoras está perto do fim”, diz meteorologista

Imprimir
Da redação do Café Point

Produtores de café que estão apreensivos com a ausência de chuva desde junho podem tentar ficar despreocupados. De acordo com o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento, o tempo seco e quente em todas as principais regiões produtoras do país está perto do fim.

Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia
Foto: Alexia Santi/Agência Ophelia

Segundo o especialista, a partir da última semana de setembro chuvas regulares cairão nas principais regiões produtoras do país, como Sul de MinasTriângulo Mineiro e Norte de São Paulo, devendo compensar o período de estresse hídrico pelo qual as lavouras passaram: “a temporada é boa, bem parecida com o que houve em 2016. A previsão para a próxima estiagem é em fevereiro”, explica.

Com as reservas hídricas das plantas começando a se esgotar, a produção dos frutos para 2018 pode ser afetada o que preocupa os operadores do mercado global de café e os produtores, que têm compromissos com a entrega da mercadoria. Conforme o engenheiro agrônomo da Fundação Procafé, André Luiz Alvarenga Garcia, 50% da área plantada de café no Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Alta Mogiana está prejudicada, com os pés de café desfolhados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *