Estiagem afeta lavouras de café e preocupa produtores em MG

Imprimir

Produtores lamentam situação na região

A estiagem no Alto Paranaíba é o principal vilão para as lavouras de café. A situação afeta na qualidade do grão. O problema altera as propriedades que garantem uma boa safra do grão. Em Campos Altos, o café é cultivado em uma área de 11 mil hectares. A produção média anual é de 350 mil sacas do grão, mas em 2014 esse volume está 15% menor em relação ao ano passado.

A preocupação chega até o produtor rural Clóvis Carvalho Filho, que cultiva o grão em 100 hectares da propriedade. Com a falta de chuva, a produtividade caiu e a safra foi cerca de 30% menor. “Do ano passado para esse ano, a minha quebra deve ter girado em torno de 800 a 1.000 sacos de café. É o custeio da lavoura de um ano inteiro que foi embora”, lamentou.

O produtor Edmar Maximiano cultiva 40 hectares e teme prejuízos com a produtividade em baixa. “Na safra de 2013, colhemos bastante, mas não tinha preço e vendíamos café de R$ 250. Agora está de R$ 400, mas não temos o café”, afirmou.

De acordo com o engenheiro agrônomo Geraldo Barbosa Leo Júnior, as perspectivas para o próximo ano não são otimistas. O clima seco deve ainda refletir na próxima safra. “Já estamos com problemas com a safra atual, como quebra de café e falta de granação. Vamos ter problemas na próxima safra também por falta de crescimento nas plantas”, afirmou.

Fonte: G1 Triângulo Mineiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *