Estação Espacial Internacional terá máquina de café expresso

Imprimir

O último lançamento de carga para a Estação Espacial Internacional (ISS) levou algo muito valioso: uma máquina de café expresso. O café consumido no espaço por astronautas é uma versão instantânea especial armazenada em sacos de plástico vedados.

Agora, será possível ter café expresso fresco graças a uma nova máquina, a ISSpresso (uma brincadeira com o nome da estação). Ela foi pensada e desenvolvida pelas empresas italianas Lavazza e Argotec, em parceria com a Agência Espacial Italiana.

Ela foi desenhada para funcionar em ambientes de gravidade zero. Ela usa canos de aço para resistir a uma pressão muito maior do que acontece com o plástico usado aqui na Terra.

Os materiais das máquinas terrestres são capazes de resistir a uma pressão de 9 bar, o equivalente a nove vezes a pressão da atmosfera do nosso planeta. As modificações na ISSpresso permitem que a máquina resista a pressões de 400 bar.

Mas mesmo assim, os astronautas precisarão continuar tomando o café de saquinhos. Com a gravidade zero, o líquido quente sairia voando pela estação espacial.

A ideia de desenvolver uma máquina de espresso para o espaço veio depois da reclamação de muitos astronautas. O italiano Luca Parmitiano, por exemplo, disse que o café expresso era a coisa da qual ele mais sentiu falta enquanto esteve na Estação Espacial Internacional.

Inicialmente, a máquina deveria ter chegado à ISS em novembro do ano passado. O foguete que estava carregando a carga, no entanto, explodiu logo após o lançamento.

Assista abaixo a um vídeo (em inglês) da ISSpresso:

Fonte: Exame.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *