Escaldadura em cafeeiros pode ser parcialmente recuperada

Imprimir
Em janeiro/fevereiro deste ano, em função de pouca chuva em combinação com altas temperaturas, ocorreu muita escaldadura, provocando o amarelecimento e a queima de folhas e frutos dos cafeeiros. Depois da retomada das chuvas e tratos nutricionais, em seguida, verificou-se no campo que muitos dos sintomas da escaldadura desapareceram, ou seja, houve recuperação na folhagem.

A escaldadura ocorre quando a planta absorve uma grande quantidade de energia do sol e não consegue dissipá-la, então ocorre um dano oxidativo. A queima acontece sob duas formas: a clorose, provocada pela degradação da clorofila; e a necrose, devido à morte dos tecidos. As regiões mais quentes, em altitudes mais baixas, e a face dos cafeeiros voltada para o sol da tarde são as mais afetadas pela escaldadura.

No caso de danos oxidativos, que afetam os cloroplastos, degradando a clorofila e provocando o amarelecimento das folhas, não chegando à necrose, parece ocorrer uma reversão, uma recuperação, com nova formação de clorofila, pois foi observada a retomada de coloração esverdeada da folhagem, antes amarelada pelo efeito da escaldadura.

Nos casos de partes de folhas necrosadas, estas áreas não podem ser regeneradas, pois o tecido ficou morto e não ocorre mais qualquer atividade fisiológica nestes locais.

Assim, embora se deva fazer um trabalho de pesquisa aprofundado sobre como os tecidos afetados pela escaldadura se recuperam, fica a observação para os técnicos de campo sobre a possibilidade de recuperação parcial da atividade fotossintética da folhagem, portanto, melhorando a capacidade de crescimento e de manutenção da frutificação nos cafeeiros afetados.

Para conhecimento complementar vejam que a etapa de conversão da luz em energia acontece na região das membranas dos tilacoides, partes do cloroplastos (ver figura 1) onde está concentrada a clorofila. Os cloroplastos são um tipo de plastos, organelas citoplasmáticas presentes nas células das plantas. Os cromoplastos tem a cor que colore as folhas frutos e flores, sendo os xantoplastos (amarelos), eritroplastos (vermelhos) e os cloroplastos (verdes).

cloroplasto

ecaldadura
Na foto à esquerda, efeitos da escaldadura em folhas de cafeeiros, com amarelecimento e queima de parte das folhas. À direita, lado das plantas batidos pelo sol da tarde, com boa recuperação do amarelecimento após retomada das chuvas

POR JOSÉ BRAZ MATIELLO
Fonte: CaféPoint

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *