ES fecha 2016 com maior safra de café arábica da história

Imprimir
A produção e a produtividade de café arábica no Espírito Santo bateram recorde histórico em 2016 apesar da crise hídrica no estado. Os dados foram levantados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e entregues à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A área plantada de café arábica no Espírito Santo diminuiu 10%, e a produção dobrou, chegando perto de 4 milhões de sacas. A produtividade média, que era de 11,5 sacas por hectare, teve um acréscimo de 130%, e passou para 26sc/ha. E mais: o Estado colheu 30% de café arábica de qualidade superior em 2016.

Levantamento

Além da produção de café, o Boletim da Conjuntura Agropecuária Capixaba – publicação trimestral do Incaper, divulgado nesta terça-feira, dia 10 – apresenta os números da produção agropecuária no Espírito Santo no ano de 2016. Segundo o documento, a tendência de queda na produção se confirmou, devido, em grande parte, aos efeitos da estiagem ao longo do ano.

De forma geral, a estimativa de produção para a agricultura em 2016 foi de 5,5 milhões de toneladas, resultado 9,5% menor na comparação com o ano de 2015. No caso da produção animal, houve queda de 7,5% e 13,6% na produção de carne bovina e leite respectivamente. Já a produção de carnes de aves e de suínos e a de ovos teve aumento significativo.

Fonte: Canal Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *