EPTV Sul de Minas lança “O Especial do Café” nesta quarta-feira (6/12)

Imprimir

O café especial é o tema da nova série de reportagens com oito episódios que vai ser exibida de 6 a 15 de dezembro no Jornal da EPTV Primeira Edição. O Brasil é o maior produtor de café do mundo, mas não é o país do café especial. Ainda. Muitos produtores mudaram a lavoura para produzir qualidade. O “Especial do Café” vai mostrar essa transformação. Foram oito meses de produção. A equipe mapeou onde estão os melhores cafés do Brasil.

Os jornalistas da EPTV também foram para a Costa Rica. O país da América Central é exemplo de política bem definida para a cafeicultura. Por decisão do governo, só é permitido colher grãos maduros em todos os cafezais. O produtor tem a garantia de um preço mínimo para a saca. Mas nem tudo é perfeito, encontramos crianças trabalhando em lavouras costarriquenhas e péssimas condições de trabalho para indígenas panamenhos e nicaraguenses.

O consumo de café de qualidade cresce mais que o consumo de café comum no mundo. As modernas cafeterias têm sempre novidades no modo de preparo da bebida. Levamos o café gelado, na garrafa, para o teste das ruas. Será que agradou? Hoje, é possível tomar um cafezinho e, por um aplicativo de celular, saber onde aquele café foi produzido, a que altitude, que nota recebeu dos especialistas. É a terceira onda do café.

Foram à propriedade do cafeicultor que tem o recorde mundial de pontuação para café natural. O lote, comprado por uma gigante americana, saiu da Serra da Mantiqueira, região que produz um dos melhores cafés do planeta. O Cerrado Mineiro é outro destaque da série. É a única região cafeeira do país que tem o cobiçado selo de Denominação de Origem, a DO, concedido a poucos produtos. É o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Em Piatã, na Chapada Diamantina, no meio do nordeste brasileiro, os produtores encontraram o ambiente ideal para produzir um café exótico, muito bem avaliado pelos especialistas. Os pequenos produtores baianos não param de ganhar prêmios em concursos de qualidade.

O “Especial do Café” começa a ser exibido nesta quarta-feira (6/12) no Jornal da EPTV Primeira Edição.

Fonte: EPTV Sul de Minas e foto de Lucas Magalhães

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *