EPAMIG realiza 1º Workshop de Qualidade dos Cafés de Angelândia (MG)

Imprimir
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza nesta quarta-feira (28) o 1º Workshop de Qualidade dos Cafés de Angelândia (MG). O evento, que ocorre no antigo Mercado Municipal do município de 8h às 16h30, tem como objetivo atender as demandas da prefeitura por tecnologias para a cafeicultura na região. O Workshop é uma realização da EPAMIG com a Prefeitura Municipal de Angelândia e a Emater-MG. As inscrições são gratuitas.

Pesquisadores da EPAMIG Sul, extensionistas da Emater-MG e representantes do setor privado estarão presentes no evento para dar palestras sobre a qualidade do café. Durante a manhã, o pesquisador César Botelho aborda a questão do manejo da lavoura cafeeira e as cultivares ideais para a Chapada de Minas. Em seguida, o pesquisador Paulo Guimarães fala sobre a fertilidade do solo para produção sustentável. Após, os pesquisadores Júlio de Souza e Rogério Silva são responsáveis por discutir o manejo integrado de pragas. O pesquisador Vicente de Carvalho encerra a manhã com a abordagem do manejo integrado de doenças do cafeeiro.

Após o almoço, o público vai ter a oportunidade de aprender mais sobre crédito rural para a cafeicultura com o coordenador geral da Emater-MG, José Mauro Azevedo. Em seguida, o CEO do Grupo Café do Moço, Léo Moço, discute a técnica “sprountingprocess” e as inovações em pós-colheita. O evento será concluído com um debate entre os participantes e os palestrantes.

Durante o dia haverá degustação de cafés da EPAMIG. Segundo a pesquisadora e organizadora, Vanda Cornélio, essa será uma boa oportunidade de mostrar como variedades diferentes de café influenciam o sabor da bebida. Ainda de acordo com Vanda, a participação da EPAMIG no evento vem, mais uma vez, mostrar como a difusão das tecnologias geradas pela empresa é importante para o desenvolvimento da economia do estado.

“Em matéria de café a EPAMIG vem atendendo praticamente todo o estado de Minas Gerais, e isso é muito importante. Além dos pesquisadores, nosso carro de ciência móvel também cumpre um papel primordial nesse processo de difusão”, enfatizou Vanda em referência ao carro da EPAMIG que leva as tecnologias geradas pela empresa a municípios de Minas Gerais.

A EPAMIG é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa). Confira abaixo a programação completa do evento:

Fonte: Epamig

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *