EPAMIG promove dia de campo virtual sobre Cafeicultura de Montanha

Imprimir
As palestras do dia de campo virtual Cafeicultura de Montanha promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) já podem ser assistidas pela Rede Social do Café.  O evento, disponibilizado na manhã desta segunda-feira, 30 de novembro, aborda cultivares de café para o Sul de Minas, Manejo de pragas no cafeeiro, Controle de mato nas entrelinhas, além de tecnologias específicas para a cafeicultura de montanha; topoclima e relação com a qualidade; e nutrição mineral.

O chefe-geral da EPAMIG Sul, Cesar Botelho, apresenta a palestra “Cultivares de Café para o Sul de Minas”. “Com o objetivo de validar o comportamento agronômico e de qualidade de bebida de novas cultivares de café, implantamos, em parceria com a Cooxupé, o projeto ‘Unidades Demonstrativas de Café para o Sul de Minas’. São 15 unidades instaladas em 15 municípios, com diferentes altitudes e que seguem as práticas de manejo já adotadas pela propriedade”, explica.

O pesquisador acrescenta que o projeto testa oito cultivares desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético da EPAMIG (Catiguá MG2, MGS Ametista, MGS Aranãs, MGS Catiguá 3, MGS Paraíso 2, Paraíso MG H419-1; Pau Brasil MG1, e a progênie H6-47-10-pl3), que se destacam pela resistência à ferrugem e pela qualidade da bebida. Além destas, as cultivares Bourbon Amarelo IAC J10 e Catuaí Vermelho IAC 99, são usadas, como testemunhas, referências em qualidade e produtividade. “Vamos apresentar os dados preliminares primeiro biênio, safras 2019-2020, já temos alguns indicativos interessantes, mas o final desse projeto será após quatro safras”, informa.

As palestras foram pré-gravadas, mas o público poderá interagir com os pesquisadores por meio de plantão técnico por e-mail. Os contatos são disponibilizados no encerramento de cada apresentação.

Fonte: Ascom Epamig