Entidades do Cerrado participam de debate sobre contribuição de provisão de água no Brasil

Imprimir
A Região do Cerrado Mineiro abriga uma iniciativa pioneira na América Latina para a manutenção dos recursos hídricos em suas áreas; o Consórcio Cerrado das Águas. Trata-se de uma plataforma multissetorial que tem por objetivo reunir atores de importantes cadeias produtivas no Cerrado de forma que estes possam trabalhar juntos para a manutenção dos serviços ecossistêmicos dos quais dependem.

Hoje o consórcio atua na manutenção dos recursos hídricos em sua área piloto, a bacia córrego Feio no município de Patrocínio, MG – o principal produtor de café do Brasil. A iniciativa deve ainda, ser levada até outras bacias a fim de, engajar novas cadeias produtivas.

Com essa experiência a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, gestora da Região do Cerrado Mineiro e Secretaria Executiva do Consórcio Cerrado das Águas participa no próximo domingo, 18, do Fórum Mundial da Água com o painel “Contribuindo para a provisão de água no Brasil: exemplos de mobilização por parte de governos locais, setor privado e sociedade civil”. Juliano Tarabal – Superintende da Federação dos Cafeicultores do Cerrado estará com Guilherme Amado – Nespresso; Alvaro Vallejo – IUCN e Pedro Jacobi – Local Governments for Sustainbility no Pavilhão de Soluções Baseadas na Natureza (E22) das 18h às 19h.

“A participação do Consórcio Cerrado das Aguas no Fórum Mundial da Agua institui um novo marco neste projeto, pois estaremos inserindo o mesmo em um Fórum Global, no qual teremos oportunidade de dar projeção ao projeto e buscar novos parceiros. Para nós da Federação dos Cafeicultores do Cerrado seguimos com nosso propósito de fazer as pessoas do mundo do café fazerem mais e melhor, levando em conta que a água é um recurso vital e que estamos focados em manter este recurso adotando cada vez mais práticas sustentáveis, e isso somente é possível ser feito constituindo uma rede de parceiros com temos no Consórcio” – pontou Juliano Tarabal, Superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

São membros do Consórcio Cerrado das Águas a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Nespresso, IUCN, Imaflora, UTZ Certified, Unicerp, Daepa, ONG Cervivo, Cooxupé e Instituto Ipê.

Sobre a Região do Cerrado Mineiro
A Região do Cerrado Mineiro é a primeira e única Denominação de Origem para Cafés no Brasil. É composta por 55 municípios, 4.500 produtores e 210 mil hectares de café, destes cerca de 102 mil possuem alguma certificação ambiental. Atualmente é responsável por cerca de 12% da produção nacional de café e 25% da produção mineira.
A Federação dos Cafeicultores do Cerrado é a entidade que representa, controla e promove a Região do Cerrado Mineiro e seus produtos. É composta por 8 cooperativas, 6 associações e uma fundação.
Saiba mais em: www.cerradomineiro.org

Sobre o Fórum Mundial da Água
O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”.

O Fórum é organizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água juntamente com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa.
O evento acontece entre os dias 18 a 23 de março em Brasília. Mais informações: http://www.worldwaterforum8.org/pt-br

Fonte: Ascom Federação dos Cafeicultores do Cerrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *