Ensei Neto fala sobre melhoria de qualidade de café

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Em 2010 discutimos no CaféPoint os principais desafios da cafeicultura, sendo a melhoria continua da qualidade do café oferecido aos consumidores um deles.

Ensei Neto, colaborador do CaféPoint e consultor em qualidade, marketing e estratégias para cafés especiais através da Specialty Coffees Bureau enviou um comentário apontando como esse desafio evoluiu no ano anterior e o que ainda pode ser trabalhado. Confira abaixo.

"2010 foi um ano de grandes avanços em se tratando da oferta de cafés de maior qualidade ao consumidor. É sensível o crescimento da oferta de cafés de alta qualidade em canais diferenciados como cafeterias, além do maior interesse do consumidor em saber mais sobre o assunto.

O vertiginoso crescimento de cafeterias é sinal de que o mercado segue em firme em busca do novo consumidor, que está descobrindo o café como uma bebida de prazer. O surgimento de novas marcas de café pelas mãos de dedicados cafeicultores dispostos a entrar no segmento industrial, ajudou muito nessa expansão do segmento de alta qualidade, pois procedência é um item indispensável.

Porém, ainda há muito o que fazer, pois trata-se de um processo contínuo, como nosso aprendizado de vida. Uma vez iniciado, não se encerra!
Devem continuar os programas educativos, o esforço de diferente mídias em divulgar conceitos de qualidade, valorizando t odos os profissionais da cadeia de produção do café, estimulando o seu consumo de forma consciente. Consumo consciente tem estreita ligação com escolhas racionalmente feitas, mesmo que baseadas em experiências sensoriais. Na verdade, é da natureza humana querer repetir experiências agradáveis."

Fonte: Cafépoint

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