Encontro em Minas destaca tecnologias na produção de café e leite

Imprimir

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realiza, no dia 21 de outubro (quarta-feira), em Três Pontas, a 6ª edição do Dia de Campo Café com Leite. O objetivo é integrar produtores de leite e café da região e divulgar tecnologias sobre melhoramento do gado de leite; controle zootécnico do rebanho; poda do cafeeiro e manejo da lavoura.

Dia de campo vai destacar tecnologias para melhoramento do gado de leite (Foto: Divulgação/Epamig)

Durante o evento, o presidente da Epamig, Rui da Silva Verneque, zootecnista e pesquisador licenciado da Embrapa Gado de Leite, falará sobre “Melhoramento genético em gado de leite no Brasil”. Na sequência, o pesquisador da Epamig Sul, Daniel Arantes Pereira, apresentará uma tecnologia de baixo custo para otimização da higienização na produção de leite. Outros palestrantes serão a pesquisadora Renata Apocalipse Nogueira, com o tema “Ensilagem do milho reidratado”, e o zootecnista da Emater-MG, Marcelo Martins, sobre a Importância do controle zootécnico do rebanho leiteiro”. Ainda, no ônibus Ciência Móvel, o pesquisador Elifas Nunes Alcântara vai falar sobre “Controle do mato na cultura do café”.

A poda do cafeeiro e o manejo da lavoura serão destaque no evento (Foto: Samantha Mapa/Epamig)

Nas estações de campo dedicadas ao café, o pesquisador Rodrigo Luz da Cunha abordará o tema poda do cafeeiro, destacando o tipo adequado para cada lavoura, tamanho e o momento certo para a poda. “Antes de optar pela poda o produtor precisar estar atento a características como falhas no talhão, espaçamento e adaptabilidade da variedade à região. Se a lavoura estiver em bom estado, o ideal é que a poda seja realizada logo após a colheita, explica Rodrigo, acrescentando que fenômenos como geadas severas também podem motivar podas.

O Dia de Campo Café com Leite acontece no Campo Experimental da Epamig – Rodovia Três Pontas/ Santana da Vargem – Km 6. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento, a partir das 8h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones: (35) 3829-1190 / 3266-9009.

Serviço

6º Dia de campo Café com Leite
Data: 21 de outubro (quarta-feira)
Horário: 8h (inscrições)
Local: Campo Experimental da Epamig – Rodovia Três Pontas/ Santana da Vargem – Km 6
Informações: (35) 3829-1190 / 3266-9009

Fonte: Agência Minas via Correio de Uberlãndia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *