Encontro do grupo Cafeína Cocatrel reúne mulheres produtoras de café

Imprimir

O Cafeína Cocatrel, grupo de mulheres produtoras de café vinculadas à cooperativa, realizou nesta sexta-feira (17/5) o seu terceiro encontro, dentro da programação da Expocafé 2019, no Campo Experimental da Epamig em Três Pontas.

Criado em fevereiro deste ano, a formação do “Cafeína” vai ao encontro da tendência mundial que aponta o crescimento na demanda dos cafés produzidos por mulheres. “Nossa proposta é de valorizar e dar empodeiramento à participação da mulher produtora, que está presente em todas as etapas de produção, formação e manejo da lavoura, colheita, pós-colheita, dá duro junto com a família, mas que não tem visibilidade do seu trabalho”, afirma a Coffee Hunter do Departamento de Cafés Especiais da Cocatrel e também produtora, Iandra Mendes Vilela.

Para a Coffee Hunter Iandra Vilela, o grupo Cafeína Cocatrel chega para valorizar e dar empodeiramento à participação da mulher produtora (Foto: Divulgação/Imprensa Expocafé)

Dos benefícios reconhecidos da cafeína para a saúde (gerar energia, melhorar o foco, aumentar a atividade cerebral, dentre outros) veio a inspiração para o nome do grupo: mulheres com energia de sobra para ocuparem o protagonismo por direito e reconhecimento. A participação no grupo é voltada para a mulher que seja cooperada ou tenha vínculo familiar (esposa/filha) de cooperado.

Para valorizar e empodeirar mulheres produtoras a estratégia é criar conexão para o compartilhamento de experiências (tanto de sucessos quanto dificuldades) e informações, além da promoção de oportunidades para a expansão do conhecimento, como a participação em eventos da cafeicultura voltados para o público feminino, capacitação, treinamentos e dias de campo.

No encontro desta sexta-feira, foram compartilhadas as experiências de algumas produtoras, além de informações sobre a cooperativa. A data para o próximo encontro do grupo Cafeína já está marcada: será na 1ª Semana de Cultura Cocatrel, que será realizada no período de 29 de Junho a 7 de Julho, em Três Pontas.

Fonte: Imprensa Expocafé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *