Empresas associadas para cultivar café

Imprimir

O grupo Thai Hoa Viet Nam, uma empresa brasileira de consultoria e um produtor angolano de café vão constituir uma parceria para plantar em Angola seis mil hectares de café da variedade robusta, no decurso dos próximos três anos, nos termos de um acordo assinado em Hanoi.

Após a assinatura do acordo, o embaixador de Angola no Vietname, João Manuel Bernardo, disse à agência financeira Reuters que Angola pretende reconquistar a posição mundial que o país já teve no que se refere à produção de café, tal como a do algodão e de outros produtos agrícolas.

Antes da independência de Portugal, em 1975, Angola era o quarto maior produtor mundial de café, com quatro milhões de sacas de 50 quilos ou 200 mil toneladas por ano, mas o conflito armado destruiu a totalidade das plantações de café e os anteriores investimentos nessa matéria. O presidente do grupo Thai Hoa Viet Nam, Nguyen Van An, disse que se a primeira fase deste projecto for coroada de êxito, a parceria vai tentar obter um financiamento de 250 milhões de dólares junto dos organismos de ajuda ao desenvolvimento do Brasil, e através de outras fontes. Nguyen Van An disse ainda que a produção pode ser exportada para países como o Brasil que, embora seja o maior produtor mundial, tem estado a registar um aumento nos custos de produção. Acrescentou que o grupo deve enviar alguns dos seus especialistas para Angola, para apoiarem o início do projecto.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *