Empresária trespontana que faz cosmético à base de café recebe prêmio hoje da ONU

Imprimir

A empresária brasileira Vanessa Vilela Araujo, 32, está entre as finalistas da edição deste ano do prêmio para mulheres empreendedoras da Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, órgão ligado à ONU). A condecoração será entregue hoje em Genebra, na Suíça.

Araújo é sócia da Kapeh Cosméticos. Fundada há três anos e sediada em Três Pontas, no sul de Minas, a empresa produz cosméticos à base de café, grão amplamente produzido na região. "Kapeh" significa café no dialeto maia, diz a finalista.

Entre suas propriedades, afirma, estão os efeitos antioxidante e anti-inflamatório. Ela afirma que seus produtos não têm cheiro de cafezinho. "Usamos o grão verde, que é extremamente suave. Também usamos a flor de café para fazer perfume."

Natural da cidade, Araujo faz parte da sexta geração de uma família de cafeicultores. Estudou farmácia na capital mato-grossense, especializou-se em bioquímica e fez cursos de gestão -entre eles o Empretec, programa de empreendedorismo da Unctad que é pré-requisito para concorrer ao prêmio.

A mineira atribui a presença entre as finalistas à inovação no uso da matéria-prima e à adesão a um sistema internacional de certificação que exige rastreabilidade da produção do café, com proteção ao meio ambiente e aos trabalhadores.

Apesar de a Kapeh ainda ser pequena, Araujo prevê crescimento acelerado. A empresa faturou R$ 340 mil em 2009. Até meados de abril deste ano, o faturamento chegou a R$ 200 mil. Já foram enviadas exportações para Portugal e Holanda, com previsão de ampliação para África e Oriente Médio.

* Rodrigo Vizeu 

Fonte: Agência Folha

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *