Embrapa promove aula de ciências para crianças

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Conhecer de perto uma planta de café, sua forma, estrutura e cultivo e, simultaneamente, tirar dúvidas e aprender mais com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. Essa é a proposta da aula de ciências, que reúne o mundo real e o virtual, e será oferecida para crianças e jovens com idades entre 6 e 14 anos, em Brasília-DF, para comemorar o primeiro ano do site Contando Ciência na Web (CCWeb). A atividade será desenvolvida no dia 25 de maio (sexta-feira), das 8h às 12h, na Fazenda Sucupira, campo experimental da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), situado no Riacho Fundo I, a 35 Km do Plano Piloto.

Aspectos da morfologia do cafeeiro relacionados ao manejo – Segundo o pesquisador da Embrapa Café Anísio Diniz, ao se observar no campo uma lavoura de café com plantas viçosas e cheias de frutos, muitas vezes não é dada a devida importância para duas importantes estruturas morfológicas: as raízes e as folhas. “O correto preparo do solo por ocasião do plantio com aração, gradagem, correção da acidez e adubação dos sulcos de plantio irão influenciar no desenvolvimento do sistema radicular para a absorção de nutrientes e água. A escolha da classe de solo também é muito importante, pois o café, sendo um arbusto perene, precisa de solos profundos, de textura média, bem estruturado e com bom teor de matéria orgânica. Essas características, além de influenciar nos processos da nutrição, armazenamento e disponibilidade de água, facilitam a fixação das plantas no solo e favorecem o crescimento e desenvolvimento do sistema radicular em profundidade e em área”, detalha.

Na parte aérea, o pesquisador destaca as folhas, conhecidas também por “fábrica” das plantas, onde ocorre o processo de fotossíntese. “Consiste na transformação, em presença de luz, água, gás carbônico atmosférico e nutrientes em energia e foto-assimilados. Portanto, se a lavoura de café apresenta-se bem desenvolvida e com grande quantidade e qualidade de frutos, conclui-se que o agricultor teve o cuidado em observar as boas práticas de cultivo recomendadas pela pesquisa agropecuária”, completa.

O evento também vai mostrar como se faz clonagem de animais e chamar a atenção para os animais em risco de extinção. Além da aula de ciências, as crianças e jovens participarão de jogos e desafios sobre o Bioma Cerrados, promovidos pela Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) e de outras atividades lúdicas desenvolvidas pela Embrapa Hortaliças, Embrapa Produtos e Mercado e Embrapa Informação Tecnológica. Ao final do evento será realizado um concurso de desenhos e o vencedor receberá um livro infanto juvenil editado pela Embrapa. A escola da criança ganhará um kit com 10 publicações da Empresa.

Resultados do primeiro ano do site – O site infanto-juvenil Contando Ciência na Web foi lançado em 2011, sob a coordenação da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), e conta com a parceria de todas as Unidades da Embrapa. Nesse período, o CCWeb tem sido utilizado por escolas de Ensino Fundamental e Médio de todo o País, entre as quais escolas inclusivas, em apoio às aulas e atividades extracurriculares de ciências e em projetos de educação ambiental. O site foi também apresentado em todo o Brasil durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2011 e avaliado por educadores responsáveis pela publicação da revista Mestre de Educação. O número de acessos ao Contando Ciência na Web já atingiu a média de 16 mil no Brasil ,e no exterior, 5 mil acessos/mês. Para conhecer o site, acesse http://ccw.sct.embrapa.br/.

Fonte: Embrapa Café

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