Embrapa Café participa do Encontro Brasil-França de Bioinformática

Imprimir

De 8 a 12 de novembro, pesquisadores da Embrapa Café estarão presentes no Encontro Brasil-França de Bioinformática, na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em Ilhéus, Bahia. O evento é o primeiro do gênero e é resultado da ação conjunta de pesquisadores franceses e brasileiros envolvidos no Consórcio Internacional em Biologia Avançada (CIBA). O objetivo é capacitar estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais que atuam na área de bioinformática, além de promover o intercâmbio e a formação de redes temáticas entre pesquisadores franceses e brasileiros.

Os pesquisadores da Embrapa Café Luiz Filipe e Lilian Padilha, que atuam na área de biotecnologia, vão participar da capacitação em bioinformática, nova área da ciência da computação que analisa a informação extraída dos projetos de pesquisa em biologia avançada. “O trabalho em biotecnologia desenvolvido pela Embrapa Café é avançado. A tendência é que cada vez mais essa área demande conhecimentos em bioinformática em seus estudos. Contamos com a Embrapa Informática Agropecuária como importante parceira nesse tema da fronteira do conhecimento. No entanto, enquanto pesquisadores, sabemos da importância de nos atualizar constantemente e agregar conhecimentos relacionados à nossas atividades. Esse é nosso objetivo com o treinamento”, explica Lilian Padilha.

Além do curso, o pesquisador Luiz Filipe vai realizar palestra sobre projetos da Embrapa Café e do Instituto Agronômico do Paraná – Iapar realizados em parceria com o Centro Francês de Cooperação Internacional em Pesquisa Agropecuária para o Desenvolvimento, entre eles o de mapeamento e identificação de genes envolvidos na qualidade do café. A Embrapa Café coordena o Programa Pesquisa Café, que é executado pelo Consórcio Pesquisa Café e congrega instituições de pesquisa e universidades brasileiras para garantir a competitividade do agronegócio café no Brasil e no mundo.

O curso de bioinformática vai oferecer aos participantes uma abordagem teórica e prática do assunto, com destaque para os avanços recentes relacionados à análise de dados genômicos, transcriptômicos e proteômicos. Serão diversas sessões temáticas teóricas e práticas apresentadas por palestrantes especialistas da área.

O encontro é uma realização da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, do CIRAD, da Agropolis – Pólo de Pesquisa em Agronomia Tropical e Mediterrânea e da UESC. Mais informações sobre o Encontro Brasil-França de Bioinformática podem ser obtidas no site http://labbi.uesc.br/nbcgib/pt/efbbcomite.

Fonte: Área de Comunicação & Negócios da Embrapa Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *