Emater-MG promove 3º Workshop Cafeicultura de Montanha, em Caratinga

Imprimir

No dia 25 de outubro, acontece o 3º Workshop Cafeicultura de Montanha, no município de Caratinga, região Leste de Minas. Durante o evento serão abordados diversos temas relacionados à cultura do café. Também será realizada a cerimônia de encerramento do 3º Concurso de Qualidade do Café das Matas de Minas. O evento será realizado na unidade da Ceasa-MG, em Caratinga, a partir das 8h30.

O workshop é promovido pela Emater-MG em parceria com a prefeitura de Caratinga. A expectativa dos organizadores é que cerca de 400 pessoas participem do evento. O seminário irá abordar diversos temas, como comercialização e mercado, qualidade do produto e motivação pessoal. Segundo o extensionista da Emater-MG em Caratinga, Geraldo Régis, o workshop irá “ proporcionar aos cafeicultores troca de experiências, informações sobre novas tecnologias, oportunidades de comercialização e enfatizar a importância da cafeicultura na região junto aos demais setores da sociedade”.

No evento também será realizada a cerimônia de premiação do 3º Concurso de Qualidade do Café das Matas de Minas. No total foram inscritas 153 amostras. O concurso é dividido em duas categorias: cereja natural e cereja descascado. Os cafés passaram por três etapas de análise. Na primeira, as amostras foram codificadas e submetidas às provas de umidade e peneira. Na segunda fase, as amostras classificadas passaram pela prova de xícara, quando foram selecionadas as 30 melhores amostras de café natural e as 10 melhores de café cereja descascado. Na última etapa, foi repetida a prova de xícara e selecionadas as 10 amostras de café natural e três da categoria cereja descascado.

O concurso irá premiar os 10 melhores cafés da categoria cereja natural e os três melhores da categoria cereja descascado. Todos os vencedores receberão troféus e certificado pela participação. A disputa tem como objetivo identificar, promover e premiar os agricultores pela obtenção de cafés de qualidade. A iniciativa também busca estimular a conquista de mercados e a agregação de valor ao produto.

Fonte: Agrolink via Rede Social do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *