Emater de Iracema apresenta técnicas de manejo na cultura do café

Imprimir

Foi realizado recentemente em Iracema do Oeste, um encontro em propriedades rurais do município com o intuído de demonstrar o funcionamento de equipamentos agrícolas além do manejo da cultura.

Na parte da manhã, os agricultores visitaram a propriedade do Senhor Aparecido Ruiz Teixeira na estrada jacaré. Na parte da tarde o evento começou às 13h 30min na PR 239 na propriedade do Sr José Urtado Quiles.

Os produtores puderam conhecer vários tipos de podas, incluindo a recepa, a recepa com pulmão, esqueletamento e esqueletamento com decote. Além de conhecer na pratica como se apontaram as plantas de café da borda até a presente data, uma analise da arquitetura da planta.

As propriedades escolhidas são duas unidades demonstrativas de café como conta o Técnico Agrícola Claudemir Luis Todescatt. “Os agricultores puderam visualizar o trabalho que foi executado em outubro do ano passado, onde nós implantamos as unidades demonstrativas de café das variedades Iapar 57, em duas propriedades além do Catuaí.”

Produção de café no município

Com relação ao cultivo do café, Iracema do oeste vem perdendo ano após ano, espaço para as demais atividades, em função a diversos fatores, o mais agravante é a falta da mão de obra além da geada do ano passado que comprometeu muitas lavouras, fator que contribuiu para a erradicação do cultivar. No diagnostico de campo concluído pelo Técnico Claudemir Todescatt, em 2011, Iracema do Oeste restavam 298 hectares cultivados com café, além disso, poucos produtores escolheram plantar café, existindo apenas seis hectares de novos plantios, com replantio para adequar a área a quantidade de plantas.

Fonte: Jornal Integração

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *