El Salvador: café carece de divulgação efetiva de sua qualidade

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O norte-americano Joseph Bruno compra café de El Salvador há quase 15 anos, desde que montou uma empresa importadora de café gourmet na Califórnia.

O empresário destacou a qualidade do grão salvadorenho sobre qualquer outro produto do mundo, porém, questionou a falta de promoção em escala internacional, o que faz com que esse grão não seja considera top no mercado global de specialities.

Para Bruno, a estratégia que vem sendo utilizada há mais de um ano pelo Conselho Salvadorenho de Café é insuficiente, pois está focada praticamente apenas nos mercados europeus e asiáticos.

"Na Califórnia se vê bastante televisão e não vejo anúncios de café de El Salvador, nem de turismo para que venham conhecer o país", sustentou o empresário que tem um carinho pela zona produtora do ocidente do país, tanto que ele batizou a sua empresa como Santa Ana Coffee Company.

O importador se somará ao esforço de promover o café e o país nos Estados Unidos, ao anunciar que realizará um tour com torrefadores pelas propriedades cafeeiras de El Salvador. "Quero que eles conheçam como se produz o café, como ele é beneficiado e também que conheçam o país, seus lagos, suas montanhas.

El Salvador é efetivamente um país charmoso", ressaltou Bruno. O empresário destacou que o país, além de promover o seu café, também deve dar um enfoque especial na educação alimentar da população, para que ela possa exigir um bom café e possa distinguir de onde ele provém.

Ele recomendou que se crie uma marca única de café gourmet para ser promovida internacionalmente. "Assim como a Colômbia tem sua marca e a Costa Rica também, o El Salvador também poderia optar por essa solução e se posicionar mais facilmente no mercado internacional", finalizou.

Fonte: AgnoCafe

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