Doença misteriosa ataca lavouras de café no Espírito Santo

Imprimir

As folhas das lavouras de café e de mamão no Norte do Espírito Santo estão amarelas e a ciência ainda não tem explicação para o fato.  A estranha doença ataca as plantações na cidade de São Mateus. As plantas ficam enroladas e murchas e os caules estão enrugados. O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) Iinformou que o laudo será concluído até sexta-feira (1º).

O mistério surgiu na lavoura da Associação Nova Esperança, entidade que oferece aulas em tempo integral para crianças em situação de risco social. Uma das preocupações é que todas as hortaliças cultivadas na associação são utilizadas na merenda escolar das crianças que estudam na entidade. As plantações de algumas fazendas da região apresentam os mesmos sintomas. Os frutos são atacados por manchas de fora para dentro. Para os produtores rurais, é como se o problema viesse pelo ar.  Atinge algumas áreas, mas outras, da mesma propriedade, não são afetadas. O prejuízo já se aproxima de R$ 50 mil.

Uma equipe do Iema esteve em São Mateus e realizou vistoria. A suspeita é de que os danos foram causados por um vazamento de gás em posto de gasolina. A empresa realizou a medição do posto, mas não foi constatada nenhuma ocorrência ou qualquer outra irregularidade.

Fonte: Bom Dia Espírito Santo 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *