Divulgada lista dos produtores finalistas do 12º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café

Imprimir

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) divulgou na tarde de segunda-feira (30/11) a relação dos 11 produtores que estão disputando o 12º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. Todos tiveram seus lotes finalistas nos certames estaduais.

Cada Estado produtor pôde inscrever 1 lote de café arábica preparado por via seca (Natural); 1 lote de café arábica preparado por via úmida (Cereja Descascado ou Despolpado) e 1 Microlote (preparado de qualquer forma, mas desde que cultivado em uma propriedade com no máximo 15 hectares de área total).

Amostras de todos os cafés estão sendo analisadas por um Júri Técnico, nesta terça-feira (01/12), no laboratório do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo, na capital paulista. Composto por provadores e especialistas, o Júri avalia sensorialmente a qualidade dos cafés na xícara, pontuando notas para atributos como fragrância, aroma, acidez, amargor, adstringência, corpo e sabor.

A metodologia de análise sensorial utilizada pelo Júri Técnico é a do PQC – Programa de Qualidade do Café, da ABIC. Trata-se de uma metodologia única no mundo, pois analisa as propriedades do café já torrado e moído, da mesma forma que o consumidor encontra nas prateleiras dos supermercados.

Nesta edição, além das notas dadas pela equipe do Júri Técnico, os cafés serão avaliados por grupos de consumidores. A partir desta quinta-feira (3) e durante toda a próxima semana (7 a 11), esses Júris Populares serão realizados em todos os Estados participantes do concurso: São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Cada grupo é composto no máximo por 10 participantes. A pontuação desses consumidores terá peso de 15% na nota final de cada lote.

A divulgação do resultado do concurso será feita pela ABIC no dia 11 de janeiro. De 12 a 19/01 será realizado o leilão dos lotes, aberto a torrefações, cafeterias e pessoas jurídicas de todo o país. Esses cafés serão posteriormente industrializados e chegarão aos supermercados e lojas gourmet em meados de abril, compondo a 12ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil.

12º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café

– FINALISTAS –

 

CAFÉ NATURAL

José Alexandre Abreu de Lacerda

Dores do Rio Preto – ES

Paulo Rogério P. Marchi

Serra Negra – SP

Ceres Trindade de Oliveira Santos

Joaquim Távora – PR

Eufrásio Souza Lima

Barra do Choça – BA

 

CAFÉ CEREJA DESCASCADO/DESPOLPADO

 

João da Silva Neto

Araponga – MG

Santa Jucy Agroindustrial

Cássia dos Coqueiros – SP

Eloir Inocência Nogueira de Souza

Pinhalão – PR

Luiz Benicio Santos Torres

Itambé – BA

 

MICROLOTES

 

Miguel Messias

 Muniz Freire – ES

Rafael Giolo

Pedregulho – SP

Maria Aparecida Maciel Gomes

Japira – PR

   
 
Fonte: ABIC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *