Diretor do Mapa participa de encontro mundial da OIC no Quênia

Imprimir
O diretor de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sílvio Farnese, participa, de segunda (25) a sexta-feira (29), da 124ª Sessão do Conselho Internacional do Café, em Nairóbi, no Quênia. No evento no país africano, promovido pela Organização Internacional do Café (OIC), são discutidos temas como a sustentabilidade da cafeicultura, o mercado mundial, os níveis do preço do grão e políticas nacionais do setor.

De acordo com Farnese, as discussões incluem campanhas para aumento do consumo da bebida nos países produtores. O Brasil consumiu no último ano cerca de 35% da sua produção, o que equivale a cerca de 21 milhões de sacas/60kg. A outra parte da produção, cerca de 35 milhões de sacas/60kg, é exportada, principalmente, para a União Europeia, Estados Unidos e Japão.

A OIC é o principal fórum intergovernamental que trata das questões do café. Seus integrantes representam 38 países exportadores e 32 importadores. Respondem por 97% da produção mundial de café e 80% do consumo global. O Brasil, maior produtor mundial de café, domina cerca de 35% do mercado internacional.

Fonte: Coordenação-geral de Comunicação Social do Mapa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *