Dilma Rousseff confirma indicação de Wagner Rossi

Imprimir

Presidente eleita anunciou permanência do ministro à frente do Ministério da Agricultura

O paulistano Wagner Gonçalves Rossi permanecerá no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O anúncio foi feito na noite desta quarta-feira, 8 de dezembro, pela presidente eleita Dilma Rousseff. Ele está à frente da pasta desde 31 de março deste ano, quando foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para conduzir políticas que permitam o desenvolvimento da produção agropecuária com sustentabilidade. “É uma honra ser convidado pela presidente Dilma para permanecer no cargo. Há muito trabalho a ser desenvolvido para manter a agricultura brasileira em evidência”, disse o ministro.

Nesses nove meses à frente do cargo, Wagner Rossi anunciou o maior volume de crédito já destinado ao setor rural. São R$ 100 bilhões voltados para os produtores investirem em custeio, comercialização, aquisição de equipamentos, construção e ampliação de armazéns e seguro, durante a safra 2010/2011. Na gestão de Rossi também foi instituído o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) para incentivar o uso de técnicas mais produtivas e sustentáveis na lavoura. O programa está alinhado às metas estabelecidas pelo governo brasileiro para redução das emissões de gases de efeito estufa. O programa ABC dispõe de R$ 2 bilhões para serem aplicados em práticas como plantio direto, recuperação de pastagens e plantio de florestas.

Trajetória

Com mais de 30 anos dedicados ao setor rural, Wagner Rossi, 67 anos, já ocupou diversos cargos na administração pública federal e no estado de São Paulo, além de ter se destacado como parlamentar. No governo Lula, ele foi presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em São Paulo, foi titular das secretarias de Transportes, Infraestrutura Viária, Educação, e Esportes e Turismo, nas gestões dos governadores Orestes Quércia e Luiz Antonio Fleury Filho, além de presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Nascido na cidade de São Paulo, o ministro vive em Ribeirão Preto, interior do estado, desde a década de 70, onde iniciou suas atividades de empresário e produtor rural. A carreira política teve início em 1983, quando Wagner Rossi foi eleito deputado estadual. Em seguida, assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Wagner Rossi é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto. Fez pós-graduação em Economia Política (USP), é mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e PhD em Administração e Economia da Educação pela Bowling Green State University, Ohio (EUA). Ainda nos Estados Unidos, na década de 1970, Rossi fez o curso de educação popular com o professor Paulo Freire, na University of Michigan (EUA). Casado, é pai de cinco filhos e tem 13 netos.

Fonte: MAPA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *