Dia Nacional do Café é comemorado com aumento do consumo no país

Imprimir

Seja no início da manhã, no ambiente de trabalho ou final da tarde, o hábito de tomar o cafézinho já se tornou um costume dos brasileiros, que são apaixonados por esta bebida consumida por 93% da população do país. Apenas no ano passado, foram consumidos em média 19,1 milhões de sacas de café no Brasil, representando um aumento de 3,5% maior do que o registrado em 2009, segundo o Ministério da Agricultura.

Comemorado nesta terça-feira (24), o dia Nacional do Café foi instituído pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em 2005 para celebrar o início da colheita do café e destacar a importância da bebida que está presente no Brasil desde o século 18 e contribuiu para o plano histórico, cultural, social, político e econômico do país.

Apenas em 2010, o consumo em média do café pelos brasileiros foi de 4,81 kg de café, ou seja, cada pessoa ingeriu quase 81 litros da bebida. Os dados apresentados pelo órgão do Governo Federal superam o recorde de 1965, quando a população do país consumiu 4,72 kg. Com a elevação, o Brasil já superou grandes consumidores de café como a Itália e França.

Segundo o diretor Comercial e Industrial da Mitsui Alimentos, uma das maiores torrefadoras e exportadoras de café do país, o aumento do consumo do grão acontece em função da paixão do brasileiro por esta bebida. "Levamos isso muito em consideração, o que faz nossa indústria prezar sempre pela qualidade do café e conquista, a cada dia mais, dos paladares dos consumidores mais exigentes do Brasil", afirma.

A artista plástica de Sorriso (MT), Haide Verônica Galvão, confirma sua paixão pelo café.  "Não abro mão do cafezinho pela manhã, tomo em média 300 ml por dia. Gosto da bebida pelo aroma e gosto inquestionável, proporcionando também o estímulo para trabalhar durante todo o dia com disposição?, avaliou.

Quando ocasionalmente não toma café no dia, a artista plástica admite que sente falta da bebida. "O que me move é o café, por isso é como se estivesse faltando algo quando não bebo". Adepta a bebida com pouco açúcar, Haide Galvão acredita que a paixão do brasileiro por café acontece em função do costume ser passado de pai para filho. "É maravilhoso ingerir a bebida com a família no início da manhã, ajuda a agregar as pessoas, mostrando a união", considerou.

O prazer de tomar café fez o engenheiro sanitarista, Régis Knechtel, de Cuiabá (MT), pesquisar na internet dicas para fazer o café ainda mais gostoso. "Aprendi que a bebida fica mais deliciosa quando se coloca o açúcar juntamente com a água quando ela vai esquentar. Outra dica que aprendi é ao invés de colocar o pó no coador, acrescentar junto com a água na hora que esta tiver sendo esquentada, mas não pode deixar ferver", pontuou o engenheiro.

Régis Knechtel acredita que o hábito de tomar café já faz parte do aspecto cultural do país. "É possível ver em algumas regiões do Brasil, o costume de fazer café para receber amigos ou familiares na sua residência", disse o engenheiro sanitarista após afirmar que toma café durante todo o dia.

Maior produtor e exportador do grão no mundo, em consumo, o Brasil perde apenas para os Estados Unidos e os países nórdicos, como Finlândia, Noruega e Dinamarca.

A Mitsui Alimentos produz e comercializa café em todo o país pelas marcas Brasileiro, Bandeira, Três Fazendas e Bandeirantes.

 

Fonte: ABIC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *