Dia de Campo da Fundação Hanns R. Neumann do Brasil – Programa Produtor Informado

Imprimir

No dia 29 de agosto a Fundação Hanns R. Neumann do Brasil, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) e a Plataforma Global do Café (GCP), promoveram um dia de campo com o tema: “Sustentabilidade na Cafeicultura”. Este evento marca o encerramento das aulas do curso de “Produtor Informado” deste primeiro semestre.

Estiveram presentes cerca de 130 produtores de vários municípios que participam dos projetos da Fundação. O dia de campo possibilitou que os participantes conhecessem de forma dinâmica, cinco estações estrategicamente montadas no campo para que o conhecimento em sustentabilidade fosse compartilhado.

Nessas estações os temas abordados foram:

– Colheita e pós-colheita do café: Inovações para obtenção de cafés de qualidade;

– Adubação do cafeeiro: Nutrição da cultura e produtos organominerais (Bokashi);

– Manejo de pragas e doenças do café: Inovações e alternativas ao uso de produtos fitossanitários;

– Aplicação da Lei Ambiental: APP, recuperação e proteção de nascentes;

– Cafeicultura e Clima: Práticas de adaptação e mitigação às mudanças climáticas.

A produtora Maria Ângela Miranda do município de Boa Esperança comentou sua experiência no dia de campo:

“Gostei muito da técnica sobre a secagem do café que eu não conhecia, porque sempre usei a técnica que todo mundo usa na minha região e o que eu aprendi aqui hoje vai agregar, porque a gente tem um resultado muito impreciso quando está secando o café e quando temos um fio condutor no processo o resultado pode ser bem melhor.Achei muito interessante também a técnica do bokashi, porque a gente sente que o solo está empobrecendo e vamos jogando adubo, e a cada ano adubando mais e mais. O que aumenta os custos e estamos percebendo que o café não está agradecendo, porque surgem mais doenças.Então para a próxima safra, aprendemos que voltando o que é da terra para a terra, teremos condições de resgatar algo que deixamos para trás, recuperando o solo e a qualidade do café.”

Produtora Maria Ângela

Agradecemos ao Cecafé, GCP, Fazenda NKG e a todos os colaboradores da Fundação Hanns R. Neumann do Brasil pelo empenho em suas estações e organização do evento, assim também como os especialistas: Bruno Ribeiro, Luiz de Gonzaga Ferreira Júnior e Marcelo Loran de Oliveira Freitas pela parceria neste evento.

Fonte: Fundação Hanns R. Neumann do Brasil (Por Monique Cadorini)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *