Delegações estrangeiras confirmam presença na Conferência Internacional de Coffea canephora

Imprimir

Os maiores produtores mundiais de café conilon já confirmaram presença na Conferência Internacional de Coffea canephora. O evento será realizado entre os dias 11 e 15 de junho de 2012 no Centro de Convenções de Vitória, Espírito Santo, Brasil. Cerca de 20 países já sinalizaram a intenção de enviar representantes. Para mais informações, acesse: www.conferenciaconilon.com.br.

O Vietnã, maior produtor mundial da espécie conhecida no Brasil como café conilon, deve comparecer com uma delegação numerosa. A Índia, referência internacional em qualidade do produto, também confirmou presença. Outros países produtores, como Uganda, Indonésia, Costa do Marfim vão enviar representantes.

México, Porto Rico e República Dominicana também vão mandar delegados. Até mesmo a Costa Rica, tradicional produtor de arábica, manifestou interesse em participar do evento. Presenças importantes, de autoridades internacionais em agricultura, também foram confirmadas. A delegação da Nicarágua deve ter, no mínimo, dez participantes.

O maior consumidor mundial de café, os Estados Unidos, virá em busca de novos fornecedores para atender ao mercado e trará para a Conferência comerciantes, importadores e torradores de café. Da Europa, a França vem com instituições de pesquisa, empresas, além da Nestlé, que possui trabalhos relacionados à qualidade do produto conduzidos em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Do Brasil, além de muitas autoridades, estarão presentes estudantes, técnicos e demais interessados na cadeia produtiva do café conilon.

O evento vai promover uma enorme oportunidade para a troca de conhecimentos entre instituições e países no que se refere ao aspecto técnico, à cadeia produtiva e à qualidade. "É uma forma de consolidar o intercâmbio técnico e fortalecer o mercado. Ao conhecermos as tecnologias desenvolvidas em outros países, podemos adaptá-las à nossa realidade, e vice-versa. O foco do evento é o fortalecimento das relações profissionais e tecnológicas", avalia o coordenador estadual do Programa de Cafeicultura e pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão.

A Conferência Internacional de Coffea canephora é realizada pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, da Embrapa Café, do Consórcio Pesquisa Café e de diversas instituições parceiras.

Fonte: Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural | Assessoria de Comunicação do Incaper

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *