Degustador do Sul de Minas vai representar o Brasil em mundial

Imprimir

Um degustador de café de Carmo de Minas (MG) se prepara para representar o Brasil em um campeonato mundial. Wellington Pereira aprendeu a fazer o trabalho sozinho. Após anos de prática, ele ganhou o título de melhor provador de café do país no Campeonato Brasileiro de Barista, categoria Cup Tasters, realizado neste mês em São Paulo.

"Comecei a trabalhar com café aos 15 anos e aprendi no dia a dia a distinguir os sabores, os aromas de todas as qualidades de café. Hoje estou na cooperativa e sou responsável pela qualidade de todos os cafés da Serra da Mantiqueira", diz Pereira.

A técnica para provar o café, segundo ele, tenta simular o máximo possível do sabor que o consumidor final vai sentir quando tomar a bebida. A competição é feita com oito conjuntos, cada uma com três xícaras de café. Dessas, duas amostras são iguais e uma diferente. Ganha quem descobrir quais são as xícaras diferentes no menor tempo. Pereira acertou todas em 4 minutos e 21 segundos.

No torneio, ele foi apenas oito segundos mais rápido que o 2º colocado, que também acertou todas as xícaras. Agora, a preparação é para o Campeonato Mundial de Degustação de Café. Pereira vai representar o Brasil em Viena, na Áustria, em junho.

"Eu espero representar o Brasil, a região do café e todos os profissionais ligados à cafeicultura no mundial. Vou muito focado para trazer esse prêmio para o Brasil", diz o campeão.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *