Curso forma estrangeiros como degustadores de café em Santos, SP

Imprimir

Uma nova turma do curso de classificação e degustação de café da Associação Comercial de Santos, no litoral de São Paulo, se formou nesta terça-feira (5). A turma é composta por 17 alunos que vieram de diversos países.

O curso é realizado desde 1989 e se tornou tradicional na cidade, porque o café sempre foi um importante produto exportado pelo cais santista. De acordo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), entre janeiro e junho deste ano foram embarcadas mais de 650 mil toneladas de café em grãos no Porto de Santos, quase 20% a mais do que no ano passado.

Pessoas de vários países procuram a especialização. Dessa turma, fazem parte sete alunos do Japão, entre eles a única mulher da classe, mais sete alunos do Brasil, um da Suíça, um de Taiwan e um do Vietnã, o primeiro do país a fazer o curso. O vietnamita Duong Chau Nguyen comenta que não há essa oportunidade em seu país, então se sente honrado por ter participado.

A formatura contou com uma homenagem a Davi Teixeira, um dos professores do curso que faleceu neste ano. Todos os presentes no evento se levantaram e fizeram um minuto de silêncio.

Segundo o vice-presidente da Associação Comercial, John Wolthers, quem se forma adquire uma boa noção do café brasileiro. “Eles saem com noção básica do café brasileiro, ou seja, a contagem de grãos, classificação e degustação”, completa. 

Fonte: G1 Santos / TV Tribuna / Video Rede Social do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *