Curso de Podadora garante produtividade do café no sul de Minas

Imprimir
Cafeicultores da cidade de Senador José Bento participaram, no Sítio São José, do curso de Podadora do Senar Minas. O treinamento foi organizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Pouso Alegre em parceria com a Secretaria de Agricultura de Senador José Bento e o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

A podadora é um equipamento manual muito utilizado pelos pequenos produtores. No treinamento o aluno aprende técnicas corretas de operação, manutenção, esqueletamento do pé de café sem prejudicar o grão, a importância da utilização dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), além de orientações sobre cuidados e conservação do equipamento.

O instrutor do curso foi o engenheiro agrônomo João Paulo Mendes Puliti. “Aplicando as técnicas corretamente, o produtor garante uma maior produtividade da lavoura, redução de custos, controle de pragas e doenças e evita acidentes”, explicou.

De acordo com a mobilizadora Valdirene Pereira Lisboa, esse foi o primeiro curso do Senar Minas realizado no município. “A cidade tem apenas 2 mil habitantes. Por ser o primeiro curso, o município investiu em material para divulgação. Eles ficaram muito contentes, porque agora será possível fortalecer a economia local e proporcionar aos jovens oportunidades de trabalho no campo”, contou. A mobilizadora diz ainda que a comunidade espera que outros cursos possam ser realizados no município.

O aluno José Pessoa Nobre Neto conta que aprendeu muito: “Eu agora posso dizer que sei fazer uma manutenção, operação, colheita e uma poda corretas. Quero muito poder fazer outros cursos e melhorar cada vez mais o meu negócio; aumentar a produtividade. Isso valoriza o agricultor aqui da cidade”.

Fonte: Ascom FAEMG (Por Lisa Fávaro, de Lavras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *