Cup of Excellence: 44 produtores disputam título de melhor café natural do mundo

Imprimir

A Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, sigla em inglês) divulgou a lista dos cafeicultores finalistas do Cup of Excellence Naturals 2014, certame que realiza em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e o Sebrae. O júri nacional do principal concurso de qualidade para cafés naturais (colhidos e secos com casca) do mundo selecionou amostras de 44 produtores, as quais se classificaram para a fase internacional, que será realizada de 19 a 23 de janeiro, no Centro Universitário Uniaraxá, em Araxá (MG).

Esses 44 cafés serão analisados, na semana que vem, pelo júri internacional, composto por profissionais de importadoras, torrefadoras e coffee-shops das Américas do Norte e do Sul, da Europa, da Ásia e da Oceania. As amostras que tiverem nota igual ou superior a 85 pontos (escala de 0 a 100 do Cup of Excellence) serão consideradas vencedoras do concurso e ganharão o direito de serem ofertadas em disputado leilão via internet. A lista com os finalistas pode ser acessada no site da BSCA, através do link http://bsca.com.br/cup-of-excellence-late-harvest.php?id=25#.

O Brasil é o único país onde ocorre a competição destinada exclusivamente aos cafés naturais (late harvest). “Esse certame tem sido um diferencial de mercado, pois vem possibilitando a descoberta de qualidades excepcionais, com novos atributos de sabores, que estão encantando os profissionais da cafeicultura em todo o mundo”, destaca a diretora executiva da BSCA, Vanusia Nogueira. Na edição anterior, o leilão dos lotes campeões arrecadou mais de R$ 700 mil, com o lance máximo equivalendo a aproximadamente R$ 5.000 por saca de 60 kg.

AUDITORIA E APOIO
O Cup of Excellence Naturals 2014 conta com a auditoria da Safe Trace Café. A Federação dos Cafeicultores do Cerrado e a Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) são as instituições anfitriãs do evento, que também recebe o apoio da CarmoCoffees, da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), do Conselho Nacional do Café (CNC).

Fonte: Assessoria de Comunicação BSCA (Paulo André Colucci Kawasaki)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *