Cuidados ao armazenar o seu café

Imprimir

Comprar o pó de café de qualidade, utilizar a medida exata no preparo e acertar na temperatura da água são algumas dicas que você já conferiu por aqui quando falamos sobre como preparar um bom café. Mas, além disso, outros cuidados também são necessários para conservar a boa qualidade do produto. E é sobre isso que vamos falar hoje! Com a ajuda da Revista Espresso você confere 5 preciosas dicas para armazenar corretamente o pó de café.

Pó x Grãos
O café, tanto em pó como em grão, pode ser armazenado da mesma maneira. Diferentemente do café em pó – que perde parte das suas propriedades no processo de moagem e necessita da temperatura da água para que sejam extraídos os aromas e sabores – o café em grãos conserva melhor as suas características. 

Dica: se o produto for armazenado na geladeira, ele deve ser tirado antes e consumido apenas quando tiver alcançado a temperatura ambiente.

Prefira embalagens menores
Depois de aberto, se mantido em temperatura ambiente, o pó de café dura cerca de quinze dias e, se armazenado na geladeira, cerca de um mês. Por isso, se o consumo na sua casa não for muito grande, o ideal é adquirir pequenas porções de café por vez, comprando embalagens de 250g ou 500g e utilizando o produto quanto antes.

Longe da luz
O local mais recomendado para o armazenamento do pó de café é dentro do armário, longe da luz e de produtos com odores fortes (como temperos e produtos de limpeza). Essa proteção ajuda a manter a essência do café.

Tirando da embalagem
O mais recomendado é guardar o pó de café em um pote de cor escura, deixando-o sempre longe da exposição à luz, à umidade e ao calor. Caso você não tenha um pote escuro, opte pelo armazenamento na própria embalagem, bem fechada.

Guardar ou não na geladeira?
Você já ouviu falar que uma porção de pó de café em um pote dentro da geladeira é capaz de amenizar possíveis odores desagradáveis? A explicação é que o café absorve todos os aromas próximos a ele. Por isso, ao guardá-lo na geladeira, certifique-se que a embalagem e/ou o pote onde o pó estiver guardado estão bem fechados. Isso evita que o café seja impregnado pelo cheiro de outros alimentos.

Fonte: Revista Espresso via Rede Social do Café

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *