Cosméticos à base de café serão fabricados em Guaxupé

Imprimir

Cosméticos como cremes, hidratantes, xampu, condicionador, sabonetes, óleos, gel, loções e protetor solar são alguns dos produtos que serão produzidos à base de óleo extraído do café verde em Guaxupé (MG). Um protocolo de intenções assinado pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi) e pela presidência da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé) nesta segunda-feira (6) vai viabilizar a implantação de uma fábrica para a produção e comercialização deste tipo de produto na região a partir de 2013.

De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto, o produto vem sendo considerado mais valioso que o café em grão torrado justamente por conta da utilização na indústria da beleza. A empresa Attrato Cosméticos vai fabricar cosméticos a partir do óleo e será dividida entre o setor de produtos para o consumidor final e também para o mercado profissional.

O projeto, no valor de R$ 800 mil vai viabilizar a produção de 500 quilos por mês, correspondente à extração de óleo de 120 sacas de café cru em grãos. A empresa prevê também a produção de duas toneladas de cosméticos por dia. Serão gerados também pelo menos 75 empregos diretos e 225 indiretos.

Além do óleo, também a massa resultante da prensagem, conhecida como torta, servirá para a fabricação de sabonetes esfoliantes. A distribuição dos produtos será feita em um raio de 220 quilômetros de Guaxupé, alcançado o mercado do Triângulo Mineiro e também do Estado de São Paulo.

Fonte: G1 Sul de Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *