Cooxupé vê melhora no tempo para a colheita de café

Imprimir

A Cooxupé, maior cooperativa de produtores de café do Brasil, informou nesta terça-feira que o tempo mais seco tem favorecido os trabalhos de colheita desde a semana passada, e as perspectivas são de que as atividades sejam intensificadas nesta semana, com uma trégua nas chuvas.

As atividades de colheita na área de atuação da cooperativa estão atrasadas em relação aos últimos anos, devido a fortes chuvas que atingiram as regiões produtoras.

Os produtores das mais de 200 cidades em que a cooperativa atua tinham colhido até sábado 42,88 por cento da safra de 2012, "número que começa a se aproximar" de dados dos anos anteriores.

Em 2010, nesta época, os cafeicultores tinham colhido 56,55 por cento da safra, e em meados de julho de 2011, 54,09 por cento.

"As cidades do Sul de Minas e do Cerrado Mineiro estão com o andamento muito próximo. Comparando com 2010 e 2011, ainda existe um atraso significativo, mas o tempo bom tem nos ajudado a aproximar as porcentagens da colheita, e a previsão para os próximos dias é de tempo firme, o que pode nos favorecer", disse o superintendente de Desenvolvimento do Cooperado, José Eduardo Santos Júnior, em nota.

A Cooxupé atua no sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo.

As chuvas que atingiram as áreas produtoras anteriormente, no entanto, causaram problemas para a qualidade do café, segundo especialistas e fontes do setor.

O mercado global tem observado com atenção o desenvolvimento da colheita no Brasil, maior produtor global.

Uma massa de ar mais quente e seco cobre grande parte do cinturão produtor de café, trazendo tempo aberto até o final da semana, disse a Somar Meteorologia nesta terça-feira.

Fonte: Reuters

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *