Cooxupé realizará primeira feira de máquinas no Cerrado Mineiro

Imprimir

A Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), no sul de Minas, considerada a maior cooperativa do setor do mundo, realizará nos dias 6 e 7 de abril a 1ª Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas, no município de Coromandel, no cerrado mineiro. A Cooxupé já realiza anualmente a tradicional Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), que este ano levou cerca de 23 mil visitantes à cidade de Guaxupé, em meados deste mês, em sua 15ª edição.

Para o primeiro evento de Coromandel, os organizadores esperam levar 3 mil cafeicultores, com expectativa de movimentar R$ 24 milhões em negócios. O cerrado mineiro é atualmente responsável por 12,7% da produção de café no País e 25,4% em Minas Gerais. A região se destaca pela produção de café com qualidade diferenciada, registrando uma área de 102 mil hectares de café certificado. 

O superintendente de Desenvolvimento do Cooperado da Cooxupé, José Eduardo Santos Júnior, informa por meio de comunicado que os equipamentos utilizados por produtores do cerrado e do sul de Minas têm características diferentes. Segundo ele, no cerrado, a grande maioria das máquinas e equipamentos é destinada a áreas com maior extensão e com 100% de mecanização. No sul de Minas, "podemos dizer que são máquinas para áreas parcialmente mecanizadas e ou mecanizáveis", diz.

O cooperado poderá utilizar o café como moeda de troca, parcelando em até três safras (2016, 2017 e 2018). "O momento é de preparação para a colheita", observa o superintendente. Os cafeicultores encontrarão produtos de 30 reais a 700 mil reais. 

Fonte: Estadão Conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *