Cooxupé realiza FEMAGRI 2013 nos dias 13 a 15 de março

Imprimir

A Cooxupé, cooperativa de produtores de café com sede na cidade de Guaxupé (MG), já iniciou a montagem da estrutura da 12ª edição da FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, que acontece de 13 a 15 de março. Com o tema “Manejo mecanizado, gerando resultados”, a feira está 40% maior em relação a 2012, tendo neste ano 141 estandes, a maioria já comercializada por empresas fornecedoras.

Realizada em um dos maiores centros produtores de café do país, o Sul de Minas, a feira apresenta as novidades do setor para os cafeicultores da região. “A maioria dos nossos cooperados é pequenos produtores (cerca de 84%). Por isso, desenvolvemos um evento para que eles e suas famílias possam conhecer o que há de novo e aplicar essas inovações na lavoura. Muitas vezes, o que o produtor aprende no evento, ele aplica um ano depois em sua propriedade”, conta o presidente da cooperativa, Carlos Paulino da Costa.

Segundo José Geraldo Junqueira Filho, gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé, os visitantes também terão a oportunidade de conferir diversas práticas para melhorar seu cotidiano, como a granelização de fertilizantes, benefício e preparo de café voltado ao pequeno produtor, adequação da propriedade à legislação de defensivos, destino correto de águas residuárias, fossa séptica, entre outros temas de relevância. “Pensamos na família, por isso as crianças terão um espaço e poderão se divertir com pequenos animais como pôneis, mini-bovinos, equinos e caprinos. Já as nossas cooperadas receberão dicas e cuidados para tratamentos de beleza, saúde e bem-estar em um estande específico”, conta.

Na área de negócios, uma equipe de 40 vendedores e 12 agrônomos de filiais da Cooxupé estarão à disposição dos visitantes para responder as principais dúvidas e auxiliar nas transações comerciais. “A moeda de troca durante a feira, muitas vezes, é o café do nosso cooperado. Ele aproveita o valor da saca no dia para fechar um negócio como a compra de maquinário”, conta José Geraldo.

A expectativa da Cooxupé é que neste ano o volume de negócios na feira seja um pouco menor, comparando com o valor do ano passado – R$ 70 milhões – devido ao momento cauteloso que o mercado de café vem passando. Ainda assim, José Geraldo afirma que independentemente do tamanho da safra ou o ânimo do mercado, “é de extrema importância que o produtor participe de eventos como a FEMAGRI, pois terão acesso às novas tecnologias para mecanizar a sua lavoura, melhorando a produtividade do grão. O contato com profissionais também ajuda o cooperado enfrentar momentos desfavoráveis. Sem dúvidas é um lugar de oportunidade e conhecimento”, conclui José Geraldo.

Agenda
Evento: FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas / COOXUPÉ
Data: 13 a 15 de março de 2013
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b – Bairro Japy – Guaxupé/MG
Mais informações: www.cooxupe.com.br

Fonte: Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *