Cooxupé inaugura unidade de Torrefação

Imprimir

A Cooxupé, Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, inaugurou nessa sexta-feira, dia 3 de julho, a nova indústria de Torrefação que ampliará a capacidade de produção de café torrado e moído de 300 mil quilos por 500 mil quilos/mês, por turno. O investimento total da obra foi de R$ 18 milhões.

De acordo com o presidente da cooperativa, Carlos Alberto Paulino da Costa, inaugurar uma unidade de torrefação com tanta tecnologia em equipamentos de última geração, é um sonho de todos os cooperados e uma conquista.

O governador do estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), esteve presente na inauguração e enfatizou a importância do profissionalismo da Cooxupé para o estado de Minas Gerais e enfatizou a relevância do cafeicultor na economia nacional. "Vamos reformular o processo de licenciamento ambiental para que isto ajude no desenvolvimento econômico de Minas Gerais e da cafeicultura. Do jeito que está hoje está impossível trabalhar" – afirmou o governador em seu depoimento.

Sustentabilidade e geração de energia
A Cooxupé projetou esta nova planta industrial com total foco no reaproveitamento de resíduos e geração de energia. Foram instalados 111 painéis solares – que servem como cobertura para o estacionamento de veículos – que têm capacidade de gerar energia suficiente para abastecer toda a parte administrativa da unidade.

A fornalha que gera o calor para a torra do café é abastecida com resíduos de madeira de reflorestamento certificados, resíduos da limpeza do café verde, que antes eram descartados e agora são utilizados também para gerar calor.

A iluminação, por sua vez, conta com luminárias de LED, apresentando menor consumo de energia elétrica. O empreendimento também possui uma estação de tratamento de esgoto que atende aos padrões de segurança do CONAMA 430 de 13/15/11.

Sobre a Cooxupé
Atualmente, a Cooxupé responde por quatro marcas – que incluem produtos como cafés tradicionais, extra-fortes, espressos e cappuccinos – presentes em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Ribeirão Preto e São Carlos. A cooperativa também ampliou o canal de vendas com a implantação da loja online. Para o café da cooperativa chegar às mesas do Brasil, a Torrefação mantém uma equipe de 108 colaboradores entre os setores administrativo, industrial e vendas. Mais informações sobre os produtos: www.cafescooxupe.com.br .

Fonte: Phábrica de Ideias (Assessoria de Imprensa da Cooxupé)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *