Cooxupé debate processos logísticos para a exportação em congresso

Imprimir

Os investimentos destinados e os resultados conquistados nos processos logísticos para recebimento, armazenagem, preparo industrial e exportação do café da Cooxupé serão apresentados pelo presidente da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa (foto abaixo), durante fórum que discutirá sobre Logística, no dia 4 de agosto, em São Paulo. O evento faz parte do 14º Congresso Brasileiro do Agronegócio promovido pela ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio.

Carlos Paulino falará sobre o parque cafeeiro da Cooxupé, principalmente após os investimentos de mais de R$ 100 milhões na construção e ampliação do Complexo Industrial Japy, instalado no município mineiro de Guaxupé, onde também está localizada a matriz da cooperativa. A produção dos mais de 12 mil cooperados, localizados no sul de Minas, cerrado mineiro e no Vale do Rio Pardo (SP), é encaminhada para os armazéns mantidos em Guaxupé e em Monte Carmelo e para o Complexo Japy. 

Nesses locais, a Cooxupé investiu em estrutura para o beneficiamento do grão, preparando-o para os mais de 40 países consumidores do café da cooperativa. Para facilitar ainda mais o processo logístico, o Japy possui um Redex (Recinto Especial para Despacho Aduaneiro de Exportação) no interior do Complexo, agilizando a fiscalização aduaneira. Assim, os contêineres já saem devidamente liberados de Guaxupé e prontos para embarque quando chegam ao porto de Santos (SP).

"A logística brasileira é fundamental para o desenvolvimento e o crescimento do país. A Cooxupé sempre procura alternativas para que o processo logístico da cooperativa atenda às nossas necessidades para o cumprimento dos nossos compromissos. O Complexo Japy, por exemplo, é um megaempreendimento inovador que permitiu aos nossos cafeicultores a entrega do café a granel e que facilitou bastante a logística para o escoamento das nossas safras", afirma o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino. As informações partem da assessoria do evento.

Fonte: Agência SAFRAS via CNC

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *