Cooxupé comemora trajetória de 80 anos de sucesso na BM&FBovespa

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Na última quinta-feira, 12 de abril, a Cooxupé, cooperativa mineira com sede em Guaxupé – sul de Minas Gerais –, reuniu cerca de 200 convidados na BM&FBovespa, em São Paulo (SP), para celebrar os 80 anos de cooperativismo e seus 55 anos de história. O evento contou com a presença de autoridades, políticos, diretores da cooperativa e da BM&FBovespa, que prestigiaram a história da Cooxupé, seu tradicionalismo na comercialização de café e seus bons resultados em 2011 – ano em que bateu recorde na exportação da commodity e registrou um faturamento de R$ 3 bilhões.

Atualmente, a Cooperativa possui operações na BM&FBovespa e é membro do conselho da bolsa, além de operar em Nova York e em outros mercados internacionais de commodities. Em um discurso emocionado, o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, relembrou a história da entidade, trazendo a importante trajetória da instituição e da BM&FBovespa. “É com muito orgulho que recebemos esta importante homenagem do templo do capitalismo brasileiro. Nossa história se mescla com a da BM&F e a cooperativa, composta em grande parte por pequenos produtores, cresce a cada ano com a força de todos os seus cooperados. Temos que dar graça por termos começado tão bem, persistido e, ao longo do caminho, não ter desistido”, contou.

Após seu discurso, Paulino encerrou as atividades da bolsa na data, junto com diretores da Cooxupé e membros da BM&FBovespa, tocando simbolicamente a campainha de fechamento do pregão (foto: Phábrica de Ideias).

A história da COOXUPÈ – Em 1932, iniciava a história da Cooxupé, com a fundação da Cooperativa de Crédito Agrícola, transformada, em 1957, na Cooperativa de Cafeicultores com atividades de recebimento, processamento e comercialização de café. As exportações tiveram início em 1978, com o primeiro embarque direto de café.

Atualmente, além de 12 mil cooperados e 1.900 colaboradores, a Cooxupé conta com 1 escritório de exportação em Santos (SP) e 24 Unidades de Negócio, que prestam assistência técnica, promovem eventos específicos se aproximando dos cooperados e também operam como centros de comercialização e negócios, atendendo às necessidades de cada produtor individualmente.

Dos 12 mil cooperados, cerca de 97% são pequenos e médios produtores.

Fonte: Phábrica de Ideias – Assessoria de Imprensa

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