Coopercitrus fatura R$ 4,1 bi em 2018; 2019 preocupa, diz presidente
“Apresentamos condições comerciais boas e a aceitação foi grande”. No entanto, o presidente da Coopercitrus diz estar “preocupado com 2019”, ao estimar um aumento de 15% a 17% nos negócios para este ano. “Estamos crescendo 17% este ano, um avanço substancial porque a base é grande. Mas estamos com pé atrás para ver se isso vai se consolidar”, disse. “Não sabemos qual será o nível do dólar, se a reforma da Previdência será aprovada e política também interfere muito”, completou Silva se referindo à turbulência política do governo Bolsonaro.
Com 35 mil cooperados, a Coopercitrus continuará em 2019 o processo de consolidação de sete outras cooperativas regionais, cinco de Minas Gerais e duas de São Paulo, incorporadas nos últimos anos, e também chegará a Goiás. Uma das duas lojas inauguradas este ano será em Itumbiara, no sudoeste daquele Estado. “É um polo fantástico e a unidade foi uma demanda dos nossos cooperados”, afirmou o presidente da cooperativa. A outra unidade será em Alfenas (MG).
A estratégia da Coopercitrus passa também pela diversificação de produtos e operações. “No café conseguimos condições para o barter (troca de insumos por produtos) para três anos e até 2020 temos quase 1 milhão de sacas, o que é muito para nós que somos novos nessa área. Temos participação em soja, milho, pecuária, com quatro fábricas de ração, e o fato de trabalhar com toda a cadeia do agronegócio nos dá condição mais abrangente com fornecedores e cooperados”, disse. “O futuro será ampliar essa verticalização e nos planos estão o processamento dos grãos para a produção de óleos e farelos, por exemplo”, concluiu Silva.