Coopercam integra Programa Pró Mananciais da Copasa

Imprimir
Que o meio ambiente precisa de cuidados não é novidade para ninguém. No mundo todo, entidades, ONGs e pessoas gritam por socorro, em uma ação desesperada para que o planeta terra seja salvo do desmatamento, da poluição, do lixo e, principalmente, do descaso.

Em meio ao caos, no entanto, muitas ações têm sido implantadas para reverter – ao menos amenizar – a situação. É o caso da Copasa, empresa estatal de abastecimento de água e saneamento de Minas Gerais, que criou, em 2017, o Programa Pró Mananciais.

De acordo com a Copasa, o Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais tem por objetivo proteger e recuperar as microbacias hidrográficas e as áreas de recarga dos aquíferos dos mananciais utilizados para a captação de água para abastecimento público das cidades operadas pela companhia. Entre as ações do Programa, estão o cercamento de nascentes e áreas de proteção permanente, o plantio de mudas nativas em Mata Ciliar e a construção de bacias de contenção de enxurradas (bolsões).

Para colocar em prática o projeto, a Copasa faz parcerias com prefeituras, empresas, ONGs e entidades interessadas. Em Campos Gerais, a companhia ganhou as parcerias da Prefeitura Municipal, do Sicoob Credcam, do Sindicato dos Produtores Rurais e da Coopercam. Essas entidades congregam os chamados Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia).

Viveiro-Coopercam--1-

“É obrigação da Coopercam ser parceira de ações em prol do meio ambiente e, por isso, ficamos muito empolgados quando nos foi dada a chance de participar desse projeto. Assim, o Departamento Técnico da cooperativa criou um viveiro de mudas de árvores nativas, que já contém cinco mil pés, e que serão doados ao projeto”, comenta José Eduardo Vanzela, diretor comercial da Coopercam.

Segundo a Copasa, em 2017 e 2018 já foram realizadas as seguintes ações em Campos Gerais: 45 nascentes cercadas, 10,5 mil mudas plantadas, 18 mil metros de cercas implantadas, 80 bolsões construídos e 7 km de estradas recuperadas. Ainda de acordo com relatório do Programa disponível no site da Copasa, essas ações foram realizadas no Ribeirão do Cervo, Ribeirão Santo Antônio e Córrego Engenho da Serra.

“Sei que soa como lugar comum: mas é do futuro que estamos tratando ao cuidar do meio ambiente. E a Coopercam sempre estará pronta para ajudar essa e outras ações socioambientais”, finaliza Vanzela.

Fonte: Sakey Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *