Cooperativas conquistam desenvolvimento sustentável para todos

Imprimir

Texto original: www.brasilcooperativo.coop.br, adaptado pela equipe de comunicação Cocapec

Este é o tema de 2014 para o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado no dia 5 de julho.

Foi comprovado que o IDH dos municípios onde existem cooperativas é maior que aqueles onde elas não atuam. Ou seja, onde o cooperativismo está presente, toda a sociedade compartilha de seus ganhos.

Isso comprova também, que as cooperativas são precursoras da sustentabilidade moderna. Ao se concentrarem nas necessidades humanas, elas respondem à crise de sustentabilidade atual e oferecem uma forma peculiar de "valor compartilhado".

As cooperativas dos ramos Agropecuário, Saúde, Crédito, Consumo, Infraestrutura e Transporte registraram o movimento econômico mais expressivo, seguindo-se os ramos de trabalho, produção, habitacional, mineral, especial e educacional. Cooperativismo é uma forma de atuação e interação humana baseada no trabalho e na lealdade que requer, antes de mais nada, a participação laboral e econômica do cooperante.

Portanto, a necessidade de salvaguardar, de forma sustentável, condições de vida favoráveis para as comunidades é a base das ações e da visão de todas as cooperativas, que tem entre seus princípios fundantes, o Interesse pela comunidade.

Assim, busca o bem-estar da comunidade, promovendo o equilíbrio tanto entre eficiência econômica e eficácia social, quanto entre independência individual e interdependência coletiva, além de gerar desenvolvimento e equitativa distribuição de renda. É por isso que as cooperativas podem – e vão – mudar o mundo porque não existe futuro sem cooperativismo.

Ascom Cocapec
Murilo Martins de Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *