Cooperativa extrai óleo de café e investe em cosméticos no Sul de MG

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Além de ser a maior produtora de café da região, a Cooxupé, de Guaxupé (MG), investiu R$ 7 milhões em pesquisas para investir em um novo nicho de mercado: a indústria de cosméticos. Recentemente a indústria começou a produzir o óleo verde do café, que é a matéria-prima usada na fabricação de hidratantes.

Um novo maquinário foi instalado na fábrica, onde o café ‘in natura’ chega beneficiado à indústria. Um elevador leva os grãos até o silo e dali o café segue para a máquina que faz a prensagem. Segundo o engenheiro de produção Marcelo Casagrande, a máquina adaptada trabalha com a capacidade de 500 litros, mas pode chegar a 1,5 mil litros. Para extrair 100 ml de óleo, a fábrica usou em torno de 1,5 kg de café.

]“Da prensagem saem a biomassa, resíduo sólido também usado na produção de cosméticos e o óleo, ainda com algumas partículas de café. No reator, esse óleo é aquecido para ficar mais fino e depois passar por uma limpeza final”, explicou.

A última fase do processo ocorre em uma sala de tratamento. Nela, o óleo é filtrado e, finalmente, envazado. Dali sai o produto final que vai para a indústria cosmética.

Cooperativa de Guaxupé extrai óleo de café e investe em cosméticos (Foto: Reprodução EPTV)

Negócios feitos com o óleo de café
Para o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, este é um grande passo para a Cooperativa, que agora investe no ramo da beleza. “Nós passamos a estudar esse nicho, fizemos parcerias com universidades como a Unicamp, USP e Unesp e vimos quais eram as qualidades, além de firmarmos também convênios com empresas e vimos que era um mercado novo que se abria”, destacou.

O produto pronto é vendido a R$ 200 o litro e já atraiu clientes de São Paulo (SP), Florianópolis (SC) e também da própria cidade, como Rita Cristina Queiroz Sabbag, que montou uma indústria de cosméticos apenas com produtos feitos à base do óleo. Entre os 14 produtos oferecidos ela vende hidratantes, sabonetes e loção de limpeza facial. “Os produtos hidratam, são antioxidantes e fazem muito bem à saúde”, considerou.

E para os consumidores, a novidade é cativante. “Eu gostei bastante, achei muito cremoso. Deixa a pele com uma sensação sedosa. Com certeza eu compraria”, pontuou a universitária Alexandra Silva de Jesus.

Fonte: G1 Sul de Minas

 

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