Cooperativa em Rondônia participa de Dia de Campo sobre cafeicultura

Imprimir

Em Rondônia, Cooperativa Cresol participa de Dia de Campo sobre cafeiculturaA cafeicultura é a cultura forte e bem difundida no estado de Rondônia, destacando-se como uma das principais fontes de economia e renda da agricultura familiar. De modo geral, a espécie de café robusta é cultivada por aproximadamente 95% das propriedades, onde coloca o estado em segundo lugar em nível nacional como produtor de café da cultivar conilon com previsão de 1,4 milhões de sacas na safra de 2014.

O envelhecimento das lavouras, baixo nível tecnológico, falta de qualidade da matéria prima, baixa produtividade, oscilação de preço, escassez de mão de obra e custo de produção são os principais gargalos encontrados para o desenvolvimento da cadeia produtiva, esses fatores que tem resultado no desestimulo dos produtores e preocupado as autoridades e representantes dos setores produtivos na área da cafeicultura nos últimos anos.

A revitalização da cultura cafeeira no estado de Rondônia é tema que está sendo tratado nos mais diversos espaços e com a união dos seguimentos envolvidos na cadeia produtiva. Entre as principais ações desenvolvidas está: a revitalização da Câmara Setorial do Café de Rondônia, que tem por objetivo promover os debates e a integração entre os diversos seguimentos seja ele governamental, dos setores da cadeia produtiva e dos agentes econômicos e de apoio ao desenvolvimento; a realização de Dias de Campo que tem por objetivo apresentar ao conhecimento dos agricultores e técnicos as experiências bem sucedidas e palestras ilustrativas sobre o cultivo e manejo da cafeicultura; a produção e comercialização de mudas com alto valor genético, através da técnica de clonagem, que reproduz uma planta conservando suas características produtivas, resistentes ou tolerantes ao ataque de pragas e doenças, e que aliadas a um bom manejo facilita a formação de lavouras homogêneas com alta produtividade; e a reorganização das cooperativas de produção da agricultura familiar objetivando dar apoio e suporte aos cooperados no processo produtivo e comercialização da produção.

O Sistema CRESOL está presente como parceiro e importante apoiador e fomentador da cadeia produtiva. Para o Diretor Presidente da CRESOL BASE RONDÔNIA, Sandro Souza as cooperativas de credito do sistema CRESOL encontra-se como potencial agente de desenvolvimento e credito, para apoiar nos diversos estágios da cadeia produtiva, que se dá desde a implantação da cultura cafeeira até a comercialização com linhas de credito seja com recursos próprios ou recursos oficiais com a operacionalização das linhas do PRONAF e do PRONAMP, tanto para custei ou investimento da cadeia produtiva.

No ultimo dia 09 de maio o sistema CRESOL em Rondônia esteve participando e apoiando a realização de um Dia de Campo realizado na propriedade do Senhor Giomar Monteiro, sendo este um Cooperado da CRESOL do município de Ministro Andreazza, o evento foi realizado numa parceria com a EMATER, Secretaria Municipal de Agricultura, Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais entre outras. O evento contou com a presença de mais de 300 agricultores do município e de municípios vizinhos e estão interessados em investir na cafeicultura. A propriedade é referencia na região por apresentar uma produtividade ascendente, onde nesta safra irá produzir mais de 100 sacas de café por hectare, sendo esta, um recorde em comparado com a produtividade media das lavouras tradicionais do estado.

Fonte: Cresol

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *