Cooperados da Cooxupé aceleram colheita de café

Imprimir
A colheita do café da safra 2016/17 pelos cooperados da Cooxupé — Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (MG) — avançou para 34,46% até 1 de julho, quase 9 pontos percentuais acima dos 25,65% de uma semana antes. Na mesma época da temporada passada, a colheita estava em 21,88%.

A Cooxupé, que é a maior cooperativa de café do mundo, estima que seus cooperados devem colher 7,8 milhões de sacas nesta safra.

A diferença do percentual colhido em relação à safra 2015/16 é grande porque no ciclo passado houve atraso na colheita. Na atual temporada, a retirada do café do campo na região da Cooxupé começou quase um mês mais cedo, no começo de maio, mas chuvas interromperam a atividade durante cerca de 15 dias entre o fim de maio e o início de junho. Após esse período até agora, as chuvas deram trégua, mas houve prejuízo na qualidade de grãos que caíram no chão por conta das precipitações.

A Cooxupé informou ainda que considerando a colheita em sua área de atuação (incluem também não cooperados), o percentual atingiu, até o dia 1 de julho, 31,86%, um aumento de 8,2 pontos percentuais em relação ao colhido até 24 de junho. No mesmo período da safra 2015/16, a colheita havia alcançado 20,35%.

A previsão é que em toda a área de atuação da cooperativa, com 200 municípios, no sul de Minas, Cerrado, Vale do Rio Pardo, em São Paulo, a produção de café alcance de 19 milhões de sacas na safra 2016/17.

No fim de junho, a Cooxupé estimava que 21,9% dos grãos que estavam para ser colhidos em sua área de atuação caíram em decorrência das fortes chuvas . Dessa forma, devem ter a qualidade prejudicada.

Confira abaixo entrevista com o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino, para o site Notícias Agrícolas. Na oportunidade, ele falou sobre a colheita desta safra e a qualidade dos frutos que estão sendo colhidos:

Fonte: Texto de Valor Econômico (Alda do Amaral Rocha) e vídeo de Notícias Agrícolas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *