Cooperados aprovam parceria entre Cooparaiso e Coopercitrus

Imprimir

Em assembleia geral extraordinária realizada na manhã de sexta-feira, 21 de agosto, os 144 cooperados que estiveram presentes aprovaram, por unanimidade, a homologação da parceria da Cooparaiso com a Coopercitrus, cooperativa paulista com atuação em vários setores produtivos.

Em assembleia geral extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira, 21 de agosto, os 144 cooperados que estiveram presentes aprovaram, por unanimidade, a homologação da parceria da Cooparaiso com a Coopercitrus, cooperativa paulista com atuação em vários setores produtivos.
A reunião foi realizada na sede da Cooparaiso e foram seguidas todas as normas legais que compõem uma assembleia.

O presidente, Luiz Sérgio Marques, expôs aos presentes a situação em que se encontra a organização e falou do que a negociação com a Coopercitrus, destacando a sinergia de negócio e de valores, consolidando-se como a melhor opção para a recuperação da cooperativa e sustentabilidade do produtor em suas atividades. Marques explicando também que, com o estabelecimento da parceria, os serviços aos cooperados será retomado de forma nova e revigorada pela Coopercitrus, enquanto as negociações e pagamento das dívidas vencidas serão de responsabilidade da própria cooperativa paraisense.

Luiz Sérgio lembrou ainda dos créditos a receber da Cooparaiso, que incluem dívidas dos associados e fiscais, como o Funrural e referentes a ICMS, e relatou que, com o recebimento dos recursos vindos da parceria com a Coopercitrus, o pagamento das dívidas com os cooperados será prioridade. "Nosso objetivo é o cooperado e todo o nosso trabalho é em prol desses produtores que têm dinheiro a receber da Cooparaiso”, explicou Luiz Sérgio.

Na sequência o presidente da Coopercitrus, José Vicente da Silva, apresentou a cooperativa paulista aos presentes, explicando o surgimento e o desenvolvimento das ações da organização que atua nos estados de São Paulo e Minas Gerais, especificamente no Triângulo Mineiro.
“Somos hoje uma das maiores cooperativas do Brasil e volume de vendas de insumos e máquinas agrícolas. Vamos ampliar nosso setor de café com a parceria com a Cooparaiso e oferecer as vantagens, benefícios e inovações tecnológicas que hoje temos em nossa cartela de serviços”, anunciou José Vicente.

Os superintendentes Rogério Azevedo e Raul Dorti mostraram as áreas de atuação, diversificação das atividades e faturamento da Coopercitrus, apresentando as possibilidades de atendimento aos associados da Cooparaiso.

Os dirigentes da Coopercitrus comprometeram-se a disponibilizar, o mais rápido possível, o acesso aos cooperados mineiros dos seus produtos e, em especial, suas linhas de crédito, como a compra de insumos, máquinas e implementos com troca por café, facilitando a negociação com os associados Cooparaiso.

Outro ponto destacado é a operacionalização de seus registros, entre eles o CNPJ, para abrir os armazéns para o recebimento da safra atual, com a estrutura e modalidades de comercialização que já são comuns na Cooparaiso, mas que passa a ser executada e gerenciada pela Coopercitrus.

Ainda durante a assembleia foi exposta a forma como será efetivada a parceria. Neste momento a Coopercitrus arrendará as lojas e armazéns da Cooparaiso, comprará todo o estoque existente e o fundo de comércio da revendedora Valtra em São Sebastião do Paraíso e Passos, que hoje pertencem à cooperativa mineira. Ficou acertada ainda a destinação à Cooparaiso pela Coopercitrus de 30% do lucro obtido com a comercialização de insumos, máquinas e implementos no Sudoeste de Minas Gerais.

Luiz Sérgio Marques destacou a importância do cooperado depositar seu café, movimentar os serviços e comprar insumos, máquinas e implementos da Coopercitrus, já que o percentual do lucro líquido a retornar para a Cooparaiso irá contribuir para que as dívidas sejam quitadas de forma mais rápida. “Nosso associado precisa fazer o dever de casa, pois quanto mais ele acreditar e movimentar os produtos e serviços da Coopercitrus, mais ele estará ajudando a Cooparaiso que fica com 30% do lucro dessa movimentação. Torna-se um círculo virtuoso” completou.

Após o esclarecimento de dúvidas dos cooperados presentes sobre as bases da negociação e sobre a solidez da Coopercitrus, a proposta de parceria foi colocada em votação, sendo que todos os presentes apontaram ser favoráveis ao processo que prosseguirá a partir de agora. Com a aprovação a Coopercitrus irá operacionalizar as suas ações para que o atendimento ao cooperado possa acontecer o mais rápido possível, abrindo suas lojas, atualizando o cadastro dos cooperados, recebendo a safra 2015 e disponibilizando todos seus recursos e inovações tecnológicas aos associados Cooparaiso, que quando se completar o processo de incorporação, passarão em definitivo ao quadro de cooperados da instituição paulista.

FUNDO RETORNÁVEL DE FORTALECIMENTO FINANCEIRO DA COOPARAISO
Com a aprovação da parceria, a Cooparaiso irá intensificar o recebimento das sacas de café em forma de empréstimo dos seus cooperados, conforme foi aprovado em assembleia anterior realizada no último dia 19 de junho.

As regras aprovadas na oportunidade estabelecem que todos os cooperados emprestariam uma saca de café por hectare pelo período de três anos, e que a partir de cinco anos os produtores receberiam o pagamento pelo produto emprestado com as correções semelhantes à caderneta de poupança.

Com o início das operações dos armazéns de café operacionalizados pela Coopercitrus, a Cooparaiso vai começar a receber as sacas disponibilizadas pelos cooperados para a composição do fundo retornável e irá convocar mais uma vez os associados que ainda não assinaram o termo de adesão à o fazerem.

FUNCIONÁRIOS
Durante a reunião foi exposta a situação dos funcionários. Um número pequeno de funcionários deverá ser mantido para continuar com as atividades que serão desenvolvidas pela Cooparaiso. Com isso os demais colaboradores serão dispensados para a contratação da maior parte dos profissionais pela Coopercitrus.

Fonte: Coffee Break

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *