Cooparaíso faz inserção de 700 mulheres cooperativistas

Imprimir

Um evento promovido pela Cooperativa de Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso (Cooparaiso) reuniu 700 mulheres cooperativistas em Bom Jesus da Penha (MG). O encontro foi realizado no último sábado (15/5), e teve o objetivo de inserir a mulher rural no dia-a-dia da cooperativa, levando a elas informações relevantes quanto a política agrícola e outros serviços, além de palestras sobre qualidade de vida e bem estar social. Participaram mulheres da cidade anfitriã e ainda moradoras de Nova Rezende (MG), Jacuí (MG), Passos (MG) e Juruaia (MG).

A abertura do encontro foi feita pelo presidente da Cooparaiso, deputado federal Carlos Melles, que passou para as cooperativistas uma mensagem positiva quanto aos 50 anos de fundação da empresa. “Sou um conservador. Valorizo o tempo, a amizade e as pessoas. A cooperativa nestes 50 anos tem por principio proporcionar uma vida melhor para as comunidades onde está inserida. A construção desse núcleo é um exemplo desse trabalho, uma prova de que acreditamos neste povo, nesta região”, garantiu o presidente.

A secretária de Educação de Bom Jesus da Penha, Eunice Evangelista Silva Pires, participou do encontro e frisou que foi um momento importante, onde as mulheres tiveram a oportunidade de estarem juntas trocando experiências e aumentando o conhecimento de uma forma geral. “A mulher é a grande mobilizadora da sociedade. Seja dentro do lar, no trabalho ou na roça, é ela que organiza a vida de todos. Por isso, quanto mais conhecimento tiver, melhor será a tomada de decisão”, enfatiza.

Aos 72 anos, a produtora Manoela Marques conta que sempre viveu do café e que sua satisfação continua sendo a lavoura. Para ela, o encontro é uma oportunidade de rever as amigas e conhecer um pouco mais da Cooparaiso. “Sempre vivi do café. Já ensinei aos meus netos que temos que ter amor nesse produto, pois tudo o que temos, foi o café que nos deu”, fala.

Outras atividades – As participantes também assistiram a palestras sobre melhor aproveitamento dos alimentos e cuidados caseiros com a beleza e saúde. O deputado estadual Antonio Carlos Arantes falou a elas sobre o código florestal brasileiro em uma palestra bem dinâmica. Por fim, os alunos da rede municipal de ensino apresentaram redações e desenhos sobre a cooperativa.

Esse foi o quarto encontro de mulheres cooperativistas realizado em Bom Jesus da Penha e, a cada evento, é maior o número de participantes.

Fonte: Cooparaíso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *