Cooparaiso elege novo presidente

Imprimir

Em assembleia realizada no último dia 17 de abril a cooperativa escolheu os membros do Conselho de Administração e aprovou as contas de 2014

A Cooparaiso realizou na manhã da última sexta-feira, dia 17 de abril, a sua Assembleia Geral Ordinária (AGO). A reunião contou com a participação de cooperados e de membro da sociedade paraisense. Em pauta as contas do exercício 2014 e a eleição dos membros para os conselhos de Administração e Fiscal.

Pela primeira vez em 27 anos o Deputado Federal Carlos Melles, que ocupava o cargo de Presidente do Conselho de Administração e a Diretoria Executiva, não se candidatou novamente ao cargo. Sua ausência foi justificada por uma audiência na Secretaria de Estado da Fazenda onde iria tratar de assunto relativos à própria Cooparaiso.

No mesmo dia aconteceu uma Assembleia Geral Extraordinária para discutir e ratificar as decisões da AGO de 2014 e formalizar a constituição do Fundo de Reserva Legal com recursos do Fundo Especial de Capitalização. A votação dos cooperados foi favorável para as ratificações e formação do fundo de reserva.

Em seguida teve início a assembleia ordinária com a apresentação das contas da cooperativa do exercício 2014. O balanço patrimonial e as demonstrações dos resultados foram apresentadas pelo Controller Marcelo Geraldelli. Na sequência consultores da empresa PWC Auditoria apresentaram seu parecer sobre a auditoria independente relativa ao ano passado nas contas da cooperativa. Logo depois o Conselho Fiscal também apresentou seu relatório com as apurações realizadas durante o período de vigência do seu mandato e apontou algumas mudanças e ajustes a serem realizados, inclusive, no Estatuto Social da Cooparaiso.

A Cooparaiso apresentou, em 2014, um resultado positivo de R$ 2,6 milhões, sendo que foi decidido durante a assembleia a utilização de 80% deste valor para a composição do fundo de reserva legal. Colocada em apreciação dos presentes, as contas foram aprovadas.

A pauta seguiu com a eleição dos membros do Conselho de Administração. Foi apresentada uma chapa de consenso com a escolha do engenheiro agrônomo José Rogério Lara como presidente e Douglas de Oliveira Izá como vice-presidente. O Conselho Fiscal também foi definido com membros titulares e suplentes sendo indicados e aceito pelos cooperados.

Após a eleição o novo presidente do Conselho de Administração da Cooparaiso agradeceu a indicação dos presentes e, emocionado, falou dos rumos a serem traçados para a cooperativa nos próximos anos. “Temos que ter união e fazermos um cooperativismo profissional. Nós precisamos avançar e vamos trabalhar por isso. A partir de hoje não vamos falar mais ‘a Cooparaiso’ mas vamos falar sim ‘nossa Cooparaiso’, precisamos ter consciência que a força da cooperativa depende de nós”, analisou Lara.

“Ciente da responsabilidade que tenho pela frente, estou muito empolgado pela manifestação dos cooperados, e pelo espírito de integração que se instalou entre Conselho Fiscal e de Administração. Todos estão dispostos em criar um clima de união para que a gente possa colocar a Cooperativa no lugar que ela merece” completou o novo presidente da Cooparaiso.

Durante a AGO foram apresentadas algumas propostas de mudanças estatutárias. Dentre elas a proibição de que os membros dos Conselhos de Administração e Fiscal ocupem cargos executivos na diretoria. Foi instituída a função do Diretor Superintendente, que será ocupada por Mauro Linares, segundo indicação dos conselheiros. Ainda outros ajustes e modificações foram apresentados e serão alvo de uma Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada em período próximo de 30 dias com convocação dos cooperados.

Após a escolha dos membros e as definições necessárias ocorridas, os cooperados utilizaram a palavra e destacaram o momento positivo da cooperativa e a condução da assembleia de forma harmônica. O Deputado Carlos Melles, que ocupou a presidência da cooperativa por 27 anos, foi lembrado com respeito e reconhecimento pelos presentes. O trabalho desenvolvido para tornar a cooperativa competitiva e da mesma forma valorizar o cooperado foi lembrado pelos cafeicultores.

“A Cooparaiso clamava por mudanças, mas o reconhecimento ao trabalho do deputado Carlos Melles deve ser feito. Se a cooperativa está onde ela está deve-se ao empenho e ao trabalho do deputado” analisou o cooperado Daniel Felippe.

“Agradeço à cooperativa pela oportunidade de ter feito parte de sua história. Eu e Melles vamos cumprir o nosso papel e fazermos em prol da Cooparaiso aquilo que é nossa função e que sabemos fazer bem, ação política em prol da cafeicultura e desta casa. As mudanças que estão sendo implantadas hoje representam que a cooperativa quer estar mais próxima do produtor, ser mais popular”, analisou o Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes que esteve presente e acompanhou toda a assembleia.

Conselhos de Administração e Fiscal
O Conselho de Administração ficou formado da seguinte maneira:
Presidente: José Rogério Lara
Vice-Presidente: Douglas de Oliveira Izá
Membros: Antônio Jacinto Caetano
João Carlos Reis
João Freiria
Luiz Sérgio Marques
Wagner José

Já o Conselho Fiscal ficou formado da seguinte maneira:
Membros Efetivos: José Carlos Alves Pinto
Orlando Muschioni Filho
Walter José de Simoni

Membros Suplentes: André Figueiredo
Marcos César Alves
João Abrão Filho

Fonte: Cooparaíso

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *