Cooparaiso comemora 55 anos de fundação

Imprimir

A Cooparaiso (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso) completou no dia 23 de março 55 anos de fundação. Atualmente, a cooperativa conta com a sua sede e núcleos em outros nove municípios, sendo oito no Estado de Minas Gerais e um em São Paulo.

A Cooparaiso foi fundada em 1960, quando 56 produtores se uniram para criar uma empresa que pudesse armazenar e facilitar a comercialização de duas produções e, assim, construíram o primeiro armazém da cooperativa.

Em 1963 aconteceu a primeira exportação de 46.758 sacas de café, por intermédio da Cooperativa Central e no ano seguinte a importação de 12 tratores para os cooperados.

Já em 1965, foi feita a construção de mais um armazém com 2.700 metros quadrados. Na sequência veio a contratação dos primeiros engenheiros agrônomos, através de um convênio com o extinto Instituto Brasileiro do Café, o IBC.

O crescimento da Cooparaiso foi se consolidando e em 1973 a cooperativa construiu seus primeiros escritórios e o salão nobre.

Arrendou os armazéns do IBC em São Sebastião do Paraíso em 1974, pois a produção e captação de café crescia a cada ano, tanto é que em 1975 construiu mais um armazém com 450 metros quadrados, o que se repetiu em 1977.

Diante da necessidade de atender os cafeicultores da região, a Cooparaiso iniciou a sua expansão e em 1980 abriu o seu primeiro núcleo na cidade mineira de Itamogi.

À época o local servia apenas de entreposto da cooperativa. No decorrer dos anos, passou a ser um núcleo com todos os serviços e produtos para o cooperado.
Em 1983, a cooperativa inaugurou o Laboratório Regional de Fertilizantes de Solo em parceria com a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais.

Atualmente, o local também faz análises foliares, sendo um importante apoio aos cafeicultores indicando as deficiências de nutrientes e os tratos corretos a serem adotados nas lavouras.

No ano seguinte, as cidades de Jacuí e São Tomás de Aquino receberam núcleos da cooperativa e para facilitar os planos de exportação de café também foi inaugurado seu escritório no município de Santos, no litoral paulista.

Ao completar 25 anos de fundação, a Cooparaiso já era uma das mais fortes e atuantes cooperativas do mundo em seu setor, e isso é comprovado pela construção de mais um armazém com capacidade para duas mil sacas e de terrenos para a construção de sedes próprias para seus núcleos de Itamogi e São Tomás de Aquino. 

O ano de 1987 foi marcante para a Cooparaiso pois aconteceu a sua primeira reestruturação administrativa quando foram eleitos o novo Conselho de Administração e Diretoria e aconteceu a sua primeira exportação direta, sendo 2.168 sacas exportadas e finaliza o período participando de forma ativa do encontro do Conselho Nacional do Café.

E em 1988 a cooperativa participa da reunião da Organização Internacional do Café, OIC, em Londres, capital inglesa.

A década de 1990 é marcada pela forte atuação juntos aos governos para a implantação de políticas públicas em prol da cafeicultura e desenvolvimento de diversos e importantes projetos, como o Programa Regional de Renovação da Cafeicultura, com a doação de 15 mil mudas, além da abertura do núcleo em Pratápolis.

Em 1994 o presidente da Cooparaiso, Carlos Melles, elegia-se deputado federal tomando posse no ano em que a cooperativa completou 35 anos, sendo implementado, como parte das comemorações, o Primeiro Concurso de Café de Qualidade.

Durante a década de 90 a Cooparaiso ainda contou com a visita do então governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, e a implantação dos núcleos mineiros de Piumhi, Guapé, Bom Jesus da Penha, Passos e Altinópolis, em São Paulo.

Já em 2000, ao comemorar os 40 anos da Cooparaiso, o seu presidente Carlos Melles foi nomeado Ministro do Esporte e Turismo, projetando a região e contribuindo para inúmeras benfeitorias por todo o Brasil e em especial no Sudoeste de Minas Gerais, fazendo com que os municípios atendidos pela cooperativa recebessem melhorias em infraestrutura rodoviária, saúde, esporte, educação e trabalho e emprego, promovendo o desenvolvimento de toda a região e impulsionando com suas ações políticas o agronegócio café e, como consequência, a Cooparaiso.
Ao completar 45 anos de fundação da Cooparaiso, foi criada uma agenda positiva com o planejamento das ações para o crescimento da cooperativa que abrange o período de 2005 a 2016.

Em 2009, às vésperas de seu jubileu de ouro, a Cooparaiso estabeleceu uma parceria com o a cooperativa francesa Agrial e começou a exportar café torrado e moído para a França.
Os cafés Alto Paraíso e Classic Mogiana são reconhecidos pelos consumidores europeus e ganham mercado a cada dia pela sua excelência e sabor únicos. 

Desde então a cooperativa vem sendo reconhecida pela sua atuação e excelência de gestão, ampliando suas atividades e agregando novos serviços e produtos aos cooperados.

Apoiando e lutando sempre por políticas públicas de estabelecimento de preços mínimos e estoques reguladores como forma de garantir a sobrevivência do cafeicultor.

A cooperativa ampliou seu espaço de armazenamento de forma considerável ao disponibilizar novos armazéns para receptação e expedição de café às margens da rodovia BR 491. 

O armazém 50 ampliou a capacidade de estocagem da Cooparaiso e hoje é um dos mais modernos do país.

A Cooparaiso foi reconhecida pelos anuários da Revista Exame e pelo jornal Valor Econômico como a segunda maior cooperativa de café do mundo.

Projetos voltados para o meio ambiente, aumento de produtividade, mecanização das lavouras são premissas que estão sempre em pauta.

A cooperativa é uma importante mobilizadora de ações para a implantação de melhorias do setor cafeeiro, em especial para o produtor.

Nos últimos anos a Cooparaiso buscou sua renovação, dando passos importantes para seu equilíbrio financeiro, que foi conquistado com uma gestão austera e comprometida com o resultado, fato que rendeu bons frutos e neste ano revigora-se com novos horizontes a serem explorados.

Fonte: Folha da Manhã (Clic Folha)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *