Coopama premia vencedores do 4º concurso de Cafés Especiais

Imprimir
O Brasil é o maior exportador e o segundo maior consumidor de cafés do mundo, sendo a região Sul Mineira um dos expoentes da produção mundial. Dentro deste cenário, o país também desponta como um dos maiores fornecedores de cafés especiais, diferenciados por sua qualidade e agregação de valores.

Pensando nisso, e na carência da região por ações que fomentem a produção de cafés especiais, foi realizado o 4º Concurso de Cafés Especiais Coopama – edição 2016 Café Santa Mônica pela Coopama, em parceria com o Café Santa Mônica, com o apoio do TRADE COFFEE BRAZIL, Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado e produção da WEspanha Comunicação Inteligente.

O Concurso teve como objetivo incentivar a produção de cafés especiais e sua exportação, selecionar, classificar e premiar os melhores cafés da região. O Concurso foi exclusivo para cooperados Coopama e contou com a chancela do Café Santa Mônica, responsável pela compra de parte das sacas premiadas.

Ao todo, foram inscritas 40 amostras de cooperados, que durante o mês de novembro passaram por prova de xícara e classificação realizada em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado, que certificou o concurso e que deu ainda mais credibilidade à disputa. A classificação quanto à bebida é feita para determinar os padrões de sabor e aroma do café.

A noite de premiação aconteceu no dia 08 de dezembro, em evento realizado no Leila Buffet em Machado. A noite foi de festa e reconhecimento aos melhores grãos da região. Além dos cooperados e de autoridades do segmento da cafeicultura, estiveram presentes e falaram sobre a importância do concurso a Diretoria Executiva da Coopama composta pelo Diretor Presidente, Dr. João Emygdio, o Diretor Financeiro, Sandro Oliveira e o Diretor Administrativo, Fernando Caixeta, e ainda o Professor e Coordenador das Provas, pelo IF Sul de Minas, Leandro Carlos Paiva e o empresário e proprietário do Café Santa Mônica, Arthur Moscofian.

Durante o evento, os jurados Carlos Alberto Ribeiro Junior, Gabriel Igor, Nogueira Ramos, Hugo Rodrigues Tobias, Josué Tavares, Leandro Carlos Paiva e Pedro Bronzin Junior receberam das mãos dos diretores o certificado de participação e reconhecimento pela grandiosa contribuição. Além disso, cinco cooperados Coopama foram certificados pelo 5ª Concurso de Cafés do Sistema Coccamig.

coopama-premia-vencedores-do-4o-concurso-de-cafes-especiais-premiado

Ao final da cerimônia, foram conhecidos os 10 grãos classificados e premiados, sendo dos cooperados: 1º lugar: Sandro da Silva Oliveira; 2º lugar: Mário César Borges; 3º lugar: Rogério Bulhões de Lima; 4º lugar: Rubens Correa da Cunha Júnior; 5º lugar: Maria Virgínia Correa de Castro Coelho; 6º lugar: Izaltino Eduardo Figueiredo; 7º lugar: José Cássio Nanetti Dias; 8º lugar: Diogenes Gomes de Oliveira; 9º lugar: João Batista da Silva; 10º lugar: Jabes Nogueira.

Todos 10 finalistas receberam troféu e certificado de participação, além disso, os três primeiros colocados receberam como premiação:

– 1º Colocado: Tratamento para 1 hectare de café com Opera e Cantus, da Basf, 1 frasco de Alion da Bayer e 1 tonelada de KMag da Mosaic;

– 2º Colocado: Tratamento para 1 hectare de café com Opera e Cantus, da Basf, 1 frasco de Alion da Bayer e 1 tonelada de 24.00.10 Super N da Fertipar;

– 3º Colocado: Tratamento para 1 hectare de café com Opera e Cantus, da Basf, 1 frasco de Alion da Bayer, 14 toneladas de Calcário da Ducal.

Fonte: WEspanha Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *